Maestro Alex Klein, fundador do Femusc, recebe título de “Cidadão Catarinense” da Alesc nesta segunda (19)
Foto: Diego Redel/Femusc
A noite desta segunda-feira (19) promete ser especial no Grande Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul. O maestro Alex Klein, criador do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), receberá o título de Cidadão Catarinense, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A solenidade marca a abertura da última semana do evento.
A cerimônia começa às 20h e terá presença de autoridades estaduais, como o deputado Vicente Caropreso (PSDB), autor da proposta aprovada por unanimidade na Alesc.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Alesc e pelo canal do Femusc no YouTube. Logo após, às 20h40, a programação dos Grandes Concertos será retomada com apresentações especiais.
De Jaraguá para o mundo: o legado de Klein
Natural do Rio Grande do Sul e criado em Curitiba, Alex Klein construiu carreira internacional como oboísta e maestro. Foi primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago, apresentou-se em palcos como Carnegie Hall e Royal Albert Hall, e é o único brasileiro a conquistar cinco Grammys na música erudita.
Apesar da projeção global, Klein escolheu Santa Catarina para implantar um projeto cultural transformador. Em 2006, com apoio do então governador Luiz Henrique da Silveira e da Scar, fundou o Femusc.
O festival se tornou o maior do gênero na América Latina, oferecendo mais de 200 concertos gratuitos em cada edição e atraindo cerca de 30 mil pessoas.
Conteúdos em alta
Programas gratuitos e intensa agenda cultural
A programação desta segunda inclui, além da cerimônia solene, uma apresentação do “Concerto em Fá Maior para Oboé e Cordas”, de Bach, executado por Klein e pela Orquestra de Cordas do Femusc. Em seguida, será interpretada a peça “A Truta”, de Franz Schubert.
Outras atividades começam a partir das 18h em diferentes salas da Scar. Os ingressos para todas as apresentações são gratuitos e podem ser retirados com 48h de antecedência no site femusc.com.br ou na bilheteria da Scar, das 8h às 20h.
>> Leia também: Schumann, Wagner e outros: em Jaraguá do Sul, cidade do Femusc, famílias têm sobrenome dos mestres da música
Como isso impacta sua vida?
O reconhecimento ao maestro Alex Klein reforça a importância de iniciativas culturais que colocam Jaraguá do Sul no mapa internacional da música erudita. O Femusc é mais que um festival: é um instrumento de educação, formação de público e democratização do acesso à cultura.

Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.