Cotidiano | 23/01/2026 | Atualizado em: 23/01/26 ás 14:36

Evento de defesa e segurança em SC aposta em inovação e geração de negócios

PUBLICIDADE
Evento de defesa e segurança em SC aposta em inovação e geração de negócios

Foto: Fabrício de Oliveira/Fiesc

A indústria catarinense voltada à inovação terá, em maio, um novo ponto de encontro estratégico com o setor de defesa e segurança. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) confirmou a realização da quarta edição da SC Expo Defense nos dias 21 e 22 de maio, reunindo empresas, instituições e autoridades ligadas a um dos mercados mais dinâmicos do país.

SC Expo Defense 2026 acontece em maio e reforça protagonismo de SC

Reconhecida como o maior evento brasileiro dedicado à inovação e tecnologia para defesa e segurança, a Expo Defense 2026 amplia sua programação com a apresentação de produtos, projetos e serviços, além de rodadas de negócios, painéis sobre temas estratégicos e espaços de relacionamento direto com tomadores de decisão.

Ao chegar à sua quarta edição, a iniciativa consolida-se como uma plataforma de conexão entre indústria, startups, forças armadas e de segurança, órgãos governamentais, universidades e centros de pesquisa, criando um ambiente favorável à geração de negócios e parcerias de impacto.

Inovação como vetor de novos negócios no setor de defesa

Para o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, o evento se apoia em um diferencial competitivo do estado. “O ecossistema de inovação catarinense é muito robusto e o evento se apropria desse ambiente para fomentar novos negócios e projetos voltados ao mercado de defesa e segurança”, afirma.

Na mesma linha, o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (Condefesa) da Fiesc, Cesar Olsen, destaca que a proposta vai além da exposição de soluções. Segundo ele, a Expo Defense busca fortalecer a integração entre forças de segurança, indústria e academia, criando bases sólidas para o desenvolvimento de tecnologias consideradas estratégicas para o país.

Gilberto Seleme, presidente da FIESC, destaca evento como oportunidade para a indústria catarinense | Foto: Fiesc

Tecnologias de defesa impulsionam aplicações civis e militares

Olsen ressalta que investimentos nesse segmento geram efeitos positivos em diversas cadeias produtivas. “O investimento em tecnologias de defesa fomenta a inovação em outras áreas, como sistemas, softwares ou materiais com aplicações tanto civis quanto militares, como drones, GPS, sensores e IA, satélites”, explica.

Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em áreas como biotecnologia, newspace e indústria naval, com a construção das Fragatas Tamandaré, em Itajaí. Nesse contexto, a feira se apresenta como uma vitrine qualificada para empresas interessadas em se posicionar ou ampliar sua atuação no setor de defesa e segurança.

Evento se consolida como principal encontro do Sul do país

Nas edições anteriores, a SC Expo Defense reuniu representantes das Forças Armadas, empresas e instituições de pesquisa, resultando em acordos de cooperação, prospecção de negócios e maior aproximação entre indústria e governo. Esses resultados reforçam a capacidade catarinense de inovar e de ocupar espaços em cadeias produtivas estratégicas, tradicionalmente concentradas em grandes polos industriais do Brasil.

Potencial das empresas de Jaraguá do Sul e região

Para o vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer, a Expo Defense funciona como uma vitrine para tecnologias emergentes e um estímulo à diversificação produtiva. Segundo ele, o evento abre portas para empresas de diferentes portes acessarem mercados de alto valor agregado, além de fortalecer a articulação entre universidades, centros de inovação e o setor produtivo.

Nesse cenário, Jaraguá do Sul e região despontam como territórios com grande potencial de participação. O município reúne competências consolidadas nos setores metalmecânico, têxtil e de alimentos, que dialogam diretamente com as demandas do setor de defesa. Indústrias metalmecânicas podem atuar no fornecimento de componentes, estruturas e sistemas; o setor têxtil tem capacidade para desenvolver tecidos técnicos, uniformes e materiais de proteção; enquanto o segmento de alimentos possui expertise em logística, conservação e nutrição para operações militares e emergenciais.

Como participar da SC Expo Defense

A participação na SC Expo Defense representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados, agregar valor aos produtos e reforçar a imagem da região como um polo industrial inovador e versátil. Em um contexto de busca por maior autonomia tecnológica e fortalecimento da base industrial de defesa no Brasil, o evento apresenta caminhos concretos para que empresas catarinenses contribuam com esse movimento.

Empresas interessadas em expor produtos, apresentar serviços ou participar das atividades da programação podem se inscrever por meio do formulário de interesse disponível no site www.fiesc.com.br.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br