Aos 16 anos, atleta jaraguaense assina com gigante do basquete brasileiro
Fotos: Reprodução/Instagram @isackoerich
A jovem armadora Isabele Koerich, de apenas 16 anos, deu um passo decisivo em sua carreira no basquete. Depois de se destacar em Jaraguá do Sul pela equipe AJAB/Secel, ela foi contratada pelo Sesi Araraquara (SP), atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) e uma das maiores potências da modalidade no Brasil.
A negociação foi intermediada pela agência Heatsports e despertou interesse de diversos clubes do país. Isabele, no entanto, considerou a proposta do Sesi a mais vantajosa, principalmente por se tratar do atual campeão nacional e uma referência no basquete feminino brasileiro.
“Estou orgulhosa de dar mais um passo pelo meu sonho, estou muito alegre e senti uma emoção muito grande pelo reconhecimento. Fico com ansiedade de começar os treinos e os jogos e por toda a responsabilidade que vem junto”, revelou.
Nova etapa no Sesi Araraquara
A partir de segunda-feira (26), Isabele se apresenta ao novo clube para integrar o elenco Sub-18. A temporada prevê participação em vários torneios, como os Campeonatos Paulista Sub-18 e Sub-20, e o Brasileiro Interclubes nas categorias Sub-17 e Sub-19.
O contrato de quatro anos também inclui estrutura completa de suporte: bolsa de estudos, salário, alimentação e acompanhamento com profissionais como nutricionista, psicólogo e médico, além de acesso à academia.
Conteúdos em alta
As expectativas são altas. “Minha expectativa está muito grande para cada vez aprender mais com profissionais diferentes. Sei que o desafio é maior, mas sinto que estou pronta para começar minha nova fase”, completou.
Ciclo vitorioso em Jaraguá
Isabele deixa para trás uma trajetória vitoriosa no basquete jaraguaense. Durante quatro anos, ela defendeu a cidade desde o Sub-13 até o Adulto, acumulando 10 títulos: dois Joguinhos Abertos, uma Olesc, Estaduais e cinco Sul-Brasileiros de Seleções.
No individual, foram quase 20 prêmios como atleta destaque, cestinha e presença em seleções ideais. Ela também representou o Brasil em seleções de base, com passagens pelo Sub-15 em 2024 e Sub-17 em 2023.
A relação com o esporte começou aos 7 anos, no Colégio Evangélico Jaraguá. Logo se destacou e foi convidada para as equipes de rendimento. Mas naquele momento, decidiu se afastar. O retorno ao basquete aconteceu apenas em 2022, quando conciliava treinos de vôlei e disputou o Estadual Sub-13.
Mesmo sem treinar regularmente com o grupo, ela terminou o campeonato como destaque e decidiu focar apenas no basquete a partir de 2023. A escolha se mostrou acertada.
Como isso impacta sua vida?
Histórias como a de Isabele mostram o potencial da formação esportiva em Jaraguá do Sul. Além de revelar talentos, o esporte local oferece estrutura para que jovens alcancem o cenário nacional. A ida de uma atleta da cidade para um dos principais clubes do país é motivo de orgulho coletivo e inspira outras crianças a acreditarem em seus sonhos.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.