Último dia de Femusc 2026 vai reunir mais de 100 músicos em concerto épico; veja a programação de sábado (24)!
Foto: Diego Redel/Femusc
O maior festival-escola de música clássica da América Latina chega ao fim neste sábado, 24 de janeiro, com uma programação intensa na Scar, em Jaraguá do Sul. O Femusc 2026 encerra suas atividades reunindo mais de 100 músicos em um concerto sinfônico dedicado a Wagner, além de apresentar ópera brasileira, matinê orquestral e atrações para o público infantil.
Logo pela manhã, às 10h, o Zoológico Musical abre o dia, seguido pelos Concertos para Famílias, às 10h30. Ambas as atrações ocorrem no Grande Teatro da Scar e são protagonizadas por crianças e adolescentes dos projetos Femusckinho e FEMUSC Jovem, que vivenciam uma experiência artística completa durante as duas semanas de festival.

No período da tarde, o destaque é a ópera brasileira “Onheama”, apresentada às 14h. A obra é inspirada na mitologia amazônica e marca um momento histórico do FEMUSC ao valorizar uma produção nacional de grande porte. Já às 17h, a Matinê Orquestral coloca alunos de regência no pódio e solistas internacionais no palco, como o trompista Édson Alves e os australianos Nara Lee (violino) e William Thorpe (violoncelo).
>> Leia também: É hoje! Femusc apresenta, pela primeira vez, uma ópera brasileira com 80 artistas em cena; veja os detalhes
O encerramento ocorre às 20h30, com um concerto dedicado ao compositor alemão Richard Wagner. A Orquestra Sinfônica do FEMUSC, sob regência do maestro Alex Klein, executa um repertório com obras como a abertura de “Die Meistersinger von Nürnberg” e o “Prelúdio e Liebestod” de “Tristan und Isolde”. Com isso, o festival encerra reafirmando seu modelo formativo baseado na imersão musical, diversidade cultural e acesso democrático à música de concerto.
Como isso impacta sua vida?
O FEMUSC movimenta Santa Catarina com uma programação cultural gratuita e de alto nível, aproximando a população da música clássica, fomentando a formação de público e transformando a região em referência internacional no setor. Além disso, promove a educação musical de jovens talentos de diversas partes do mundo.
Conteúdos em alta
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.