Política | 27/01/2026 | Atualizado em: 27/01/26 ás 15:11

Sede própria, transparência e diálogo: novo presidente da Câmara de Jaraguá do Sul fala sobre prioridades para 2026

PUBLICIDADE
Sede própria, transparência e diálogo: novo presidente da Câmara de Jaraguá do Sul fala sobre prioridades para 2026

Foto: JDV

O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Charles Salvador, apresentou as prioridades do Legislativo municipal para 2026. Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (27), o parlamentar destacou que assumir o cargo representa um desafio importante, mas que a Mesa Diretora está preparada para conduzir os trabalhos com responsabilidade.

Graduado em Gestão Pública e atuando há quase três décadas como empreendedor, ele afirmou que pretende adotar uma gestão marcada pela transparência, aproximação com a comunidade e diálogo institucional.

Além de Salvador na presidência, integram a Mesa o vereador Delegado Mioto (União), como vice-presidente, Jair Pedri (PSD), no cargo de primeiro secretário, e o professor Fernando Alflen (PL), como segundo secretário.

Pontos de destaque

Um dos pontos abordados foi a relação entre a Câmara e o Executivo municipal. Salvador reforçou que integra a base do governo, mas ressaltou que isso não compromete a autonomia do Legislativo.

“Estamos alinhados com o Executivo para que tenhamos um ano de 2026 com muito diálogo e aproximação, para que Jaraguá do Sul ganhe com os projetos que vêm do Executivo e também com os projetos que saem desta Casa de Leis”, disse.

Segundo ele, o objetivo é manter uma relação de cooperação, sem abrir mão da independência nas decisões e na fiscalização dos projetos enviados pelo Executivo.

Coletiva foi realizada na manhã desta terça-feira (27) | Foto: JDV

Sede própria da Câmara

Outro tema de destaque foi o projeto da sede própria da Câmara. O processo de licitação segue em andamento após a desclassificação da empresa inicialmente vencedora, com a documentação da segunda colocada em análise. A futura estrutura será construída em um terreno já pertencente ao Legislativo, no bairro Vila Nova. Atualmente, a Câmara funciona em um imóvel da Católica, com custo mensal de aproximadamente R$ 18 mil em aluguel.

“A nova sede é um anseio já de muitos anos e, desde 2012, ela começou a se tornar realidade. Com certeza, este ano ela deve sair do papel e a gente quer trazer isso para o povo, que é merecedor. Os vereadores que aqui estão passam, mas a sede da Câmara de Vereadores fica para 30, 40, 50 anos, para que as pessoas de Jaraguá do Sul possam ser bem acolhidas”, destacou Salvador.

Ele pontuou que as dificuldades com espaço, atualmente, atrapalham, inclusive, muitas audiências públicas. Desde sua criação, em 1936, a Câmara já passou por cinco endereços diferentes, o que, segundo a presidência, evidencia a necessidade de um espaço definitivo e mais adequado.

150 anos de Jaraguá e 90 anos da Câmara

Salvador também citou as datas que serão comemoradas em 2026, como os 150 anos de Jaraguá do Sul e os 90 anos da Câmara, que terão ações fomentadas pelo Legislativo.

Para comemorar as nove décadas da Câmara, estão sendo pensadas algumas atividades, como uma homenagem aos cerca de 240 vereadores que já passaram pela Casa, assim como uma sessão comemorativa, que será realizada na segunda sede do Legislativo, onde atualmente fica o Museu Histórico Emílio da Silva.

Ainda conforme Salvador, outras iniciativas devem continuar em evidência em 2026, como o trabalho da Procuradoria da Mulher e o programa Câmara Mirim. Por fim, ele destacou que a Casa precisa seguir como um canal direto entre a população e o poder público, reforçando sua proximidade com os moradores da cidade.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br