Cotidiano | 03/02/2026 | Atualizado em: 03/02/26 ás 17:21

Jaraguá do Sul registra queda no número de famílias do Bolsa Família

Atuação dos Cras contribui para redução no Bolsa Família.

PUBLICIDADE
Jaraguá do Sul registra queda no número de famílias do Bolsa Família

Jaraguá do Sul registrou uma redução superior a 8% no número de beneficiários do Programa Bolsa Família. Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação mostram que o total caiu de 3.100 famílias, em janeiro de 2025, para 2.850 em 2026. A mudança está ligada, principalmente, à atualização cadastral e à atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Atualização cadastral influencia redução

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Bianca Uber, um dos fatores que explicam a queda é a atualização constante dos cadastros. Segundo ela, após o cadastro inicial, há um prazo de até dois anos para que as informações sejam revisadas.

Durante esse período, as equipes realizam reavaliações que podem identificar mudanças na renda familiar, como a entrada no mercado de trabalho. Quando isso ocorre, a família pode deixar de atender aos critérios exigidos pelo programa.

Cruzamento de dados pode levar ao cancelamento

Outro ponto destacado pela secretária é o cruzamento de informações feito pela Receita Federal. Esse processo permite verificar dados de renda e vínculos formais, o que pode resultar no cancelamento do benefício quando são identificadas inconsistências ou alterações no perfil do beneficiário.

Segundo Bianca Uber, esse controle é fundamental para garantir que o benefício seja destinado a quem realmente se enquadra nos critérios estabelecidos.

Atuação dos Cras contribui para inserção no mercado de trabalho

Além da atualização cadastral, a atuação dos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Jaraguá do Sul também influencia diretamente nesse cenário. As equipes atuam no acompanhamento das famílias e usuários, oferecendo orientações, encaminhamentos de documentos e apoio para a inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária, essas ações ajudam muitas pessoas a conquistar autonomia financeira, reduzindo a necessidade de depender do benefício.

Como isso impacta sua vida?

A redução no número de beneficiários indica um acompanhamento mais rigoroso dos cadastros e o fortalecimento das ações de assistência social no município. Para a população, isso significa que os recursos do programa tendem a chegar com mais precisão a quem realmente precisa, além de reforçar políticas públicas voltadas à inclusão social e à geração de renda em Jaraguá do Sul.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Martin Petry

Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br