Fujama apura possível descarte irregular de resíduos no ribeirão Chico de Paulo
Fundação ambiental faz vistoria após denúncia de peixes mortos.
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) realizou, na manhã desta terça-feira, dia 10 de fevereiro, uma vistoria no ribeirão Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, após receber denúncias de moradores sobre a presença de peixes mortos na margem do curso d’água, próximo à ponte da Rua Henrique Nagel, no bairro Chico de Paulo.
Fiscalização foi acionada após denúncias da população
As denúncias encaminhadas por munícipes relataram a ocorrência de peixes mortos no ribeirão. Diante da situação, a equipe de fiscalização ambiental da Fujama se deslocou até o local para averiguar o fato e avaliar as condições da água e da fauna aquática.
Água apresentava condições normais
Durante a vistoria, os técnicos constataram que, ao longo do ribeirão, a água apresentava-se clara, sem odores ou características anormais. Também foram observados diversos peixes vivos, principalmente cardumes de tilápias, todos com comportamento normal e sem sinais de estresse.
Segundo a avaliação da equipe, esses fatores indicam que não houve um episódio recente de contaminação aguda no local.
Peixes mortos e restos de alimento foram encontrados
Nas proximidades da cabeceira da ponte, a equipe encontrou oito carcaças de tilápia e uma de cascudo, além da presença de grãos de arroz depositados no fundo do córrego. Também foi observado que dezenas de pequenos peixes estavam se alimentando desses restos.
Diante do cenário encontrado, a situação sugere que os peixes e restos de alimento possam ter sido descartados de forma irregular no ribeirão, possivelmente por alguém que mantinha os animais em casa.
Conteúdos em alta
Não há indícios de despejo industrial
De acordo com a Fujama, não há indícios de poluição do ribeirão por despejo de efluentes industriais, reforçando que o caso não apresenta características típicas de contaminação química ou industrial das águas.
Fundação reforça orientação sobre descarte correto
Mesmo assim, a Fujama reforça o alerta à população sobre a importância de evitar o descarte irregular de resíduos sólidos, prática que configura infração às normas urbanísticas municipais e pode resultar em aplicação de multa.
O município de Jaraguá do Sul dispõe de coleta regular de lixo, coleta seletiva e pontos de entrega voluntária, mas a fundação destaca que a colaboração dos cidadãos na separação e destinação correta dos resíduos é fundamental para a preservação ambiental.
Como isso impacta sua vida?
O descarte inadequado de resíduos pode comprometer cursos d’água, afetar a fauna, gerar riscos à saúde e prejudicar a qualidade de vida da população. A atuação da fiscalização e a colaboração da comunidade são essenciais para manter os recursos naturais preservados e garantir um ambiente mais saudável para todos.
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.