Cotidiano | 12/02/2026 | Atualizado em: 12/02/26 ás 17:13

Entre a vida e a morte: a crise que levou um empresário a repensar sua missão nos negócios

PUBLICIDADE
Entre a vida e a morte: a crise que levou um empresário a repensar sua missão nos negócios

Foto: Reprodução/Podcast O Investidor com Propósito

Antes de inovar e criar uma plataforma de compras completamente apoiada em inteligência artificial, Wellington Marques Fernandes enfrentou uma das maiores tempestades pessoais que alguém pode passar: quase perdeu a vida em uma UTI durante a pandemia do COVID-19.

Mas foi justamente dessa adversidade que surgiu uma nova mentalidade para aproveitar a segunda chance que a vida estava dando para ele: mais foco, mais significado e mais resultados. Essa é a história de um empresário que encontrou propósito na dor e viu seu negócio crescer de forma surpreendente.

A trajetória de como tudo isso aconteceu virou episódio do podcast jaraguaense O Investidor com Propósito. E resultou em uma conversa sobre os aprendizados que só a dor é capaz de ensinar – e que hoje se traduzem em cultura, visão de longo prazo e liderança com significado.

Empreender em meio ao caos

Natural de Catalão (GO), Wellington é CEO e fundador do Grupo Captura, uma empresa especializada em serviços e tecnologia para a área de compras. Quando foi diagnosticado com Covid em 2021, ele não imaginava que passaria 37 dias entre a vida e a morte – e parte deles em coma induzido e intubado em uma UTI.

O momento era de incerteza total: a economia parada, o contrato com a Petrobras suspenso, e a própria vida por um fio.

“Quando eu acordei, depois de quase um mês em coma, a primeira coisa que perguntei foi: fizeram a folha de pagamento?”, contou Wellington, durante entrevista.

>> Leia também: Como dois empreendedores de Jaraguá criaram um dos maiores eventos corporativos do Norte de SC

Wellington voltou do hospital com uma nova visão de mundo e de negócios. Em vez de recuar, decidiu acelerar. Assumiu os riscos e seguiu com o plano de criar sua própria plataforma digital para gestão de compras corporativas.

O que era para ser apenas um sistema de apoio, tornou-se um ecossistema robusto de soluções com tecnologia nativa em IA, capaz de atender tanto o setor público quanto grandes empresas privadas. Hoje, a Captura opera em diversos estados e atende gigantes como a própria Petrobras. São mais de 500 colaboradores diretos, com uma cultura baseada em transparência, eficiência e inovação.

“A gente cresceu três vezes desde aquele período. Parece que tudo fluiu de forma muito mais leve depois que eu entendi o que realmente importa”, afirma.

Tecnologia como meio, não como fim

A plataforma criada por Wellington não exige assinatura mensal, funciona com modelo de “sucesso compartilhado” e permite que pequenas e grandes empresas otimizem seus processos de compra com agilidade, segurança e menor custo. “O comprador é o piloto. A IA é o carro. Quem dita o ritmo ainda é o ser humano”, resume.

Com funcionalidades que agilizam cotações, analisam propostas, organizam dados e permitem a antecipação de recebíveis, a ferramenta se tornou um diferencial competitivo para seus clientes. Tudo isso com foco em governança, conformidade e autonomia.

Quer ouvir o episódio completo? Dê o play abaixo:

Como isso impacta sua vida?

A história de Wellington é um lembrete poderoso de que grandes viradas muitas vezes começam nos momentos mais escuros. Seu exemplo mostra que a dor pode ser transformada em força, e que empresas bem-sucedidas não são feitas apenas de planilhas e tecnologia, mas de coragem, pessoas e escolhas com significado.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Gabriela Bubniak

Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.

PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br