Vereador de Joinville teve o mandado cassado nessa sexta-feira
A ação foi movida por Ednaldo José Marcos, candidato a vereador no último pleito
O vereador Sidney Sabel, único integrante do DEM na Câmara de Vereadores de Joinville, acaba de perder o mandato nessa sexta-feira, dia 19. Isso porque o partido teria registrado as conhecidas candidaturas laranja de mulheres, com o objetivo de cumprir a cota de gênero na campanha eleitoral de 2020, o que teria como consequência a cassação do registro do vereador, que somou 2.514 votos.
A ação foi movida por Ednaldo José Marcos, candidato a vereador no último pleito, e pelo partido PROS, do qual ele faz parte, ainda em novembro de 2020.
As partes alegam que duas mulheres teriam sido registradas pelo DEM somente para garantir o percentual mínimo de candidatas necessário. No pleito, uma delas teve 10 votos, enquanto a outra somou 14.
Nesta sexta-feira (19), o juiz Roberto Lepper emitiu a sentença sobre o caso, deferindo o pedido. Na prática, os votos atribuídos aos candidatos do DEM serão considerados nulos e os registros serão cassados, assim como o diploma de Sidney Sabel, que será destituído do cargo. Ainda cabe recurso à decisão.
O Cartório Eleitoral será responsável por definir quem deverá assumir o mandato no lugar do vereador. Porém, até as 16h desta sexta, a instituição ainda não havia sido notificada sobre o caso.
Como funcionou a candidatura laranja
As duas mulheres foram ouvidas pela Justiça e assumiram que foram registradas apenas para cumprir a cota. “Adalto (presidente do DEM) ofereceu um certo valor para que a gente não fizesse campanha”, revelou uma delas em depoimento. Segundo Lepper, “ela não escondeu de que era muito dinheiro para quem estava desempregada, situação na qual ela se encontrava”.
Conteúdos em alta