Educação

JDV Educação Massaranduba: O Grão de Ouro do Brasil

A agricultura é uma das principais atividades econômicas de Massaranduba, pois a área rural sempre teve grande importância na nossa história

17/11/2021

A agricultura é uma das principais atividades econômicas de Massaranduba, pois a área rural sempre teve grande importância na nossa história. Apesar de o Município receber o título de Capital Catarinense do Arroz na década de 1980, essa cultura esteve presente desde o início da colonização. Primeiramente o arroz sequeiro (plantado em morros) era produzido somente para consumo das famílias. Segundo pesquisas, a introdução do arroz irrigado deu-se no início dos anos 1920, na região do Fundo Sueco. Nos anos de 1930 também era produzido nas regiões da Campinha e Massarandubinha.

Naquela época o preparo das arrozeiras era feito à mão, ou seja, o agricultor cavava o barranco com uma pá de corte e jogava o barro no banhado, nivelando o solo e preparando a área para o plantio.

Mais tarde veio o arado, equipamento agrícola puxado por bois ou cavalos. Posteriormente vieram os primeiros tratores, mas eram pesados se comparados com os atuais e por isso atolavam frequentemente. Depois disso apareceram tratores menores, com tração nas quatro rodas. O plantio do arroz vem se modernizando ao longo dos anos no município com a presença de equipamentos de alta tecnologia. Reconhecendo a importância da agricultura em Massaranduba abordaremos um pouco mais sobre esse assunto na próxima edição.

Foto: Família de Alcides Tassi.

Foto: Família de Alcides Tassi.

Foto: Família de Alcides Tassi.

Foto: Família de Alcides Tassi.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x