Saúde

Mais de 240 milhões de casos de malária são registrados em 2020

Os números são do Relatório Mundial sobre Malária

07/12/2021

No ano passado, foram registrados, 241 milhões de casos de malária e 627 mil mortes no mundo. Os números são do Relatório Mundial sobre Malária, da Organização da Mundial da Saúde (OMS), que representam cerca de 14 milhões a mais de notificações e 69 mil óbitos, se comparado com as taxas de 2019.

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a pandemia está por trás de 47 mil mortes adicionais por causa da falta de prevenção e tratamento durante a crise global de saúde.

O diretor de Comunicação da Agência de Saúde Global (Unitaid), Maurício Cysne, de Genebra, falou à ONU News sobre o peso da doença para crianças. Segundo o diretor, 70% são crianças de menos de cinco anos, maioritariamente na África.

“A Unitaid tem investido muitos recursos em encontrar soluções que previnem e que tratem a malária em mulheres e em crianças. Principalmente no caso das mulheres grávidas, que não podem receber um tratamento normal de malária. E nesse caso, em Moçambique, temos um projeto inovador, onde uma pílula por dia faz com que as mulheres se previnam da malária, salvando assim milhares de vidas. A Unitaid continua seu trabalho também na busca de uma vacina, que está agora em testes, também em Moçambique e outros países da região, esperando que em breve a malária seja uma doença tratável e prevenível”, acrescentou.

No ano passado, a taxa global de mortalidade da malária era de 15,3 óbitos por 100 mil pessoas sob risco. A meta era de 8,9 pessoas. E a situação tornou-se ainda pior. Nos primeiros dias da pandemia, a OMS havia projetado que o número de mortes por malária durante 2020 poderia dobrar.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x