Capital da Banana de Santa Catarina vai receber o sinal digital de TV
Um mês após abertura de edital público, a Fase 2 do Digitaliza Brasil alcança resultados expressivos
Um mês após abertura de edital público, a Fase 2 do Digitaliza Brasil alcança resultados expressivos: 99% das 344 cidades elegíveis para receber o sinal digital de TV já solicitaram adesão ao programa, efetuado pelo Ministério das Comunicações (MCom). Essa etapa compreende municípios do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O prazo para as demais prefeituras manifestarem interesse encerra no dia 21 de janeiro. O formulário está disponível na página do MCom.
Com a solicitação de adesão ao Digitaliza Brasil, brasileiros de 340 localidades que, nesse momento, só contam com acesso à TV analógica estão bem próximos de entrar na era digital. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, acentua que o programa representa “inclusão social”. “Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante das inovações tecnológicas e nós estamos mudando essa realidade. Até dezembro deste ano, nenhum município mais vai assistir televisão analógica”, aponta. Com essa iniciativa, o MCom vai levar sinal digital a 1.638 cidades.
Além da manifestação de interesse por parte das prefeituras, é preciso que emissoras prestadoras do serviço de radiodifusão também solicitem adesão ao programa dentro do prazo previsto no edital. Dessa forma, será possível garantir que a população tenha acesso aos conteúdos por meio da tecnologia digital.
O MCom disponibilizou 975 canais para os municípios da Fase 2 e, até o momento, entidades manifestaram interesse em 898 – o que corresponde a 92% do total de canais. A infraestrutura para transmissão digital em cada cidade será compartilhada e localidades que, atualmente, contam com apenas uma única emissora, poderão ter até oito.
CONTEMPLADAS – Terão a oportunidade de realizar a migração do padrão de TV, na Fase 2 do programa, dez cidades do Rio de Janeiro; 26 do Espírito Santo; 93 do Rio Grande do Sul; 97 do Paraná; e 118 de Santa Catarina. Serão 3,9 milhões de brasileiros beneficiados. Dentre as cidades em Santa Catarina está Corupá, única da região.
Máquina danifica equipamentos na instalação da torre digital
Conteúdos em alta
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura lançou nota ontem explicando o incidente ocorrido no Morro da Antena, em Corupá, quando uma máquina que realizava a preparação do terreno para instalação da torre que fornecerá o sinal de TV Digital, acabou involuntariamente afetando outros equipamentos existentes no local. Segundo a nota:
- Técnicos estão trabalhando no local para restabelecer o quanto antes o sinal de telefonia celular e de internet das empresas afetadas.
- O executivo municipal, representado pelo prefeito, em exercício, Claudio Finta, está oferecendo todo o apoio necessário a fim de que os serviços sejam restaurados no menor tempo possível.
- A Prefeitura Municipal de Corupá pede desculpas pelo transtorno involuntário e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!