Veja como estão as obras no CRAS do bairro Jaraguá 84 e no Abrigo do Baependi
No Cras, apenas as paredes foram mantidas...
As obras de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jaraguá 84, iniciadas em março, e a ampliação e reforma do Abrigo Institucional Gillian Edith Mary Hermann, no Baependi, que teve início em janeiro, prosseguem e têm previsão de entrega para junho. o valor contratado foi de R$ 231.175,76, com recursos estaduais. No abrigo, o investimento total é de R$ 184.864,60 em recursos próprios da Secretaria de Assistência Social.
No Cras, apenas as paredes foram mantidas. Cobertura, rede elétrica, hidráulica, de telefonia, e esquadrias serão trocadas. O prédio também contará com pintura interna e externa, além de paisagismo. Havia, no local, infiltrações e goteiras, o que danificava equipamentos e prejudicava as atividades. O equipamento público atende famílias residentes nos bairros Barra do Rio Cerro, Parque Malwee, Jaraguá 99, Jaraguá 84, Rio da Luz e Garibaldi. No ano de 2019 foram realizados 2.750 atendimentos nesta unidade. Os usuários estão sendo atendidos temporariamente na Escola Luiz Gonzaga Ayroso.


Leia mais:
Gestante entra em trabalho de parto e ganha bebê na BR 101 em Joinville
Jaraguaenses devem economizar água devido à estiagem
Conteúdos em alta
Coronavírus pode causar retrocesso de 20 anos no combate à fome no mundo
Abrigo – No Abrigo Institucional Gillian Edith Mary Hermann uma ampliação de 72,88 metros quadrados envolve a construção de mais duas salas, que serão destinadas a atendimentos da equipe técnica. Já a reforma contempla pintura interna e externa do prédio e reparos em geral.
Contando com uma área total de 476 metros quadrados, da qual 330,23 metros quadrados de área construída em dois pisos, o abrigo dispõe de cinco dormitórios, seis banheiros, cozinha, salas de TV e de jantar, mais ambiente para estudo, além de três salas para a equipe técnica, coordenação e administrativo. Com a ampliação, a área construída aumentará para 403,11 metros quadrados.
A estrutura é voltada à proteção de crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Família, da Infância e da Juventude devido à violação de seus direitos fundamentais, como situações de abandono ou maus-tratos, por exemplo. A capacidade é para o atendimento de até 15 crianças e adolescentes. A atualmente nove vivem no local.


Serviços oferecidos pelo CRAS:
– Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF. O SCFV realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
O Cras também executa o cadastramento das famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), que é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população e também, possibilita o acesso das famílias aos benefícios e programas do governo federal, estadual ou municipal.
* Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Jaraguá do Sul