Olho nas urnas! Plano Real dá vitória a FHC
Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que até então era ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, quando foi criado o Plano Real, venceu a eleição de 1994 já no primeiro turno, com 34,3 milhões de votos
Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que até então era ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, quando foi criado o Plano Real, venceu a eleição de 1994 já no primeiro turno, com 34,3 milhões de votos. A eleição aconteceu no dia 3 de outubro e foi a segunda depois da cassação de Fernando Collor de Mello, em 1992. O então sindicalista Luís Inácio Lula da Silva (PT), foi o segundo colocado com 17, 1 milhões de votos. O terceiro mais votado foi o médico Enéias Carneiro (PRONA), com 4, 67 milhões de votos, chegando perto da votação de Orestes Quércia (PMDB) e Leonel Brizola (PDT) juntos. Um dos oito candidatos era Esperidião Amin (PPR) que exercia seu primeiro mandato de senador. Foi o sexto mais votado entre oito candidatos, com 1,7 milhão de votos.
As pesquisas
Na eleição de 1994, Lula venceu apenas no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, enquanto que o tucano foi vitorioso em 25 estados. Anos mais tarde, FHC revelou que pensara em desistir no mês de maio daquele ano porque achou que não seria possível alavancar a campanha no tempo restante. Isso porque as pesquisas de intenção de voto indicavam vitória de Lula (PT) com 41%, e pouco mais de 17% para ele. Em uma entrevista no mês de junho, Lula tentou explicar por que não apoiava o Plano Real, alertando sobre a possibilidade de o plano estar sendo usado como mecanismo publicitário e arma eleitoral.
PT contra Plano Real
O Partido dos Trabalhadores recusou-se a apoiar o Plano Real desde o começo e isso foi fatal: em junho as pesquisas apontavam um empate técnico na intenção devotos entre Lula e FHC. Uma nova pesquisa divulgada em agosto mostrou que 70% dos eleitores de Lula se diziam favoráveis ao Plano Real. Na pesquisa do dia 30 daquele mês, Fernando Henrique liderava com 40% das intenções de voto, contra 22% de Lula.
A reeleição
Conteúdos em alta
Em 4 de outubro de 1998 aconteceu a terceira eleição presidencial após a promulgação Constituição Federal de 1988. Pouco antes, o Congresso aprovou um projeto de emenda constitucional permitindo a reeleição aos ocupantes de cargos no Poder Executivo. No caso, presidentes, governadores e prefeitos. Amparado pelos três partidos da época – o PSDB, e PMDB, este om apoio informal, FHC foi reeleito em primeiro turno com 35,9 milhões de votos. Lula da Silva (PT) fez 21, 4 milhões de votos e Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro com 7,4 milhões em uma eleição com 10 candidatos.