Olho nas Urnas: Onze candidatos a Presidente
Quatro deles nasceram em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, dois em Minas Gerais, um na Bahia, dois em Pernambuco e um em Mato Grosso
A disputa pela presidência da República tem 11 candidatos. Quatro deles nasceram em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, dois em Minas Gerais, um na Bahia, dois em Pernambuco e um em Mato Grosso. O mais velho é José Maria Eymael (82 anos). O mais novo é Leonardo Péricles (40) anos. O recordista em disputas presidenciais é José Maria Eymael (seis vezes contando 2022). Sete dos 11 candidatos disputam a presidência da República pela primeira vez. Entre eles, quatro mulheres.
Ciro Gomes (PDT), 64 anos, é de Pindamonhangaba (SP). Foi governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e da Integração Nacional no governo Lula. Disputou as eleições presidenciais de 1998 e 2002 pelo PPS e de 2018 pelo PDT, quando ficou em terceiro lugar.

Conteúdos em alta
José Maria Eymael (DC), 82 anos, é natural de Porto Alegre (RS). É advogado e empresário no ramo de marketing e comunicação. Em 1962, se filiou ao antigo Partido Democrata Cristão. Deputado federal por dois mandatos, é a sexta vez que se candidata a presidente da República.

Luiz Felipe D’Ávila (Novo), 58 anos, nasceu em São Paulo. Formado em Ciência Política, já atuou como editorialista, comentarista político e diretor de editoras e escritor. Fundou uma ONG dedicada à formação de líderes políticos. É candidato a presidente da República pela primeira vez.

Jair Messias Blsonaro (PL), 67 anos, nasceu em Glicério (SP). Em 1988 se elegeu vereador. Entre os anos de 1990 e 2018, foi deputado federal. Em 2018 foi eleito presidente. É o primeiro militar que chegou ao cargo pelo voto desde 1945.

Leonardo Péricles (UP), 40 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG). Começou sua militância política nos anos 2000, no âmbito do movimento estudantil. Em 2011, passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, liderando ocupações urbanas e protestos em 2013.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 76 anos, é candidato a presidente da República pela quinta vez. Lula nasceu em Caetés, na época um distrito Garanhuns (PE). É ex-metalúrgico, foi deputado federal e tem dois mandatos de Presidente exercidos entre 2003 e 2010.

Kelmon Luís da Silva Souza (PTB), 45 anos, em Acajutiba (BA). Padre Kelmon é ortodoxo e ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador. Assumiu a candidatura depois que Roberto Jefferson, de quem seria candidato a vice, teve a candidatura negada pelo TSE.

Simone Tebet (MDB) 52 anos, nasceu no município de Três Lagoas (MS), onde foi prefeita duas vezes. Fez carreira como advogada e professora. Em 2002, foi eleita deputada estadual e, depois, vice-governadora, em 2010.

Sofia Manzano (PCB), 51 anos, nasceu na cidade de São Paulo. É doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Além de economista, também é professora universitária na Bahia. Em 2014, disputou a vice-presidência pelo PCB. Nunca ocupou cargos eletivos.

Soraya Thronicke (União Brasil), 49 anos, é senadora. Formada em começou a atuar no universo político em 2013. Nascida em Irajá (PE), disputou sua primeira eleição em 2018, filiada ao PSL, e foi eleita senadora na onda bolsonarista. Antes, Thronicke foi filiada ao Novo.

Vera Lúcia (PSTU), 54 anos, nasceu em Inajá (PE). É socióloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em 1992, a partir de uma dissidência do PT, participou da criação do PSTU. Já foi candidata a prefeita, governadora e deputada federal.
