Buscar
Editorias
Exames laboratoriais estão sendo realizados para comprovar ou não a doença
Após a confirmação de dois casos suspeitos de Coronavírus em Jaraguá do Sul na tarde da última quinta-feira (5), a Vigilância Epidemiológica Municipal segue investigando a situação.
Os pacientes são do sexo masculino, estão na faixa etária entre 45 e 60 anos foram notificados por serviços de saúde do município ao apresentarem sintomas semelhantes a uma gripe e terem histórico de viagem recente para a Itália.
A Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Regional de Saúde do Estado, realizou as investigações e coletas de amostras para envio ao Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen/SC).
Os pacientes passam bem e estão em isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde nos casos de sintomas leves.
Ambos os casos continuam em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica enquanto são aguardados os resultados de exames.
Leia mais:
O chamado novo coronavírus – nCoV-2019 – foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.
Sintomas
Os sintomas mais comuns entre os pacientes hospitalizados foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.Os cuidados serão realizados pela equipe de saúde de acordo com a gravidade do caso.
Formas de Transmissão
O novo coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.
Saiba como se prevenir