Contran coloca em pauta o fim das aulas teóricas no processo para novos condutores
Debate será realizado no dia 15, durante a última reunião do órgão em 2022. As mudanças para a primeira habilitação entram na pauta.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) realiza a sua última reunião de 2022 no dia 15 de dezembro. Em pauta, está um assunto que tem dado o que falar há meses: a análise da nova resolução que regulamenta o processo de formação de condutores. Entre as mudanças previstas, temos o fim da obrigatoriedade do curso teórico.
Contran decide sobre o fim da obrigatoriedade
A proposta do Contran de colocar um fim na obrigatoriedade do curso teórico no processo para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não passou pelo aval da Câmara Temática e surpreendeu negativamente os especialistas. Eles alegam que a decisão afeta não só o processo de formação mas também a sociedade como um todo, logo classificaram a decisão como imprudente.
Márcia Pontes, especialista em processo de formação de condutores, aponta que isso seria o esfacelamento da educação para o trânsito. Para ela, a ação reduz o ato de dirigir a “ligar o carro e ir para a frente”. A especialista ainda afirma que as aulas teóricas são fundamentais para a segurança no trânsito, principalmente em um país onde o número de mortes em acidentes de trânsito é tão alto.
Alerta de imprudência
A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) também se posicionou sobre as mudanças no processo de formação de condutores. O presidente do órgão, Magnelson Carlos de Souza, gravou um vídeo em que afirma que tornar o curso teórico facultativo seria um retrocesso, portanto, a discussão para a Feneauto deve envolver no debate os mais diversos setores da sociedade, inclusive uma realização de consultas públicas.
Conteúdo original publicado por EditalConcursos
Conteúdos em alta
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Cris Badu
Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.