Municípios vão fazer as revisões dos Planos de Resíduos Sólidos
Como no período de elaboração do Plano, a mobilização social terá também um peso importante nessa fase de revisão
O Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) estão iniciando a revisão do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) que é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos urbanos e do serviço de limpeza pública, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional e seletiva), armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e da qualidade ambiental.
Ele foi concluído em 2014 e a cada quatro anos precisa ser revisto. O diretor executivo do Cigamvali, Fabiano Spézia, explica que inicialmente os municípios farão oficinas locais, no final de fevereiro e início de março, de modo presencial, mas haverá também consulta pública. Como no período de elaboração do Plano, a mobilização social terá também um peso importante nessa fase de revisão, no recebimento de sugestões e aprovação das propostas.
Fabiano explica que em maio serão realizadas as audiências públicas e até junho a revisão do Plano de Resíduos Sólidos deve estar concluída. “É um trabalho muito importante para avaliar os avanços obtidos desde a elaboração e também, eventualmente, acrescentar propostas para a preservação do meio ambiente e assegurar a qualidade da saúde pública”, conclui.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital