Geral

Alto número de focos e de casos de dengue preocupam secretaria de Saúde de Guaramirim

 A secretária de Saúde, diz que não existe vacina contra a dengue, então cabe a cada residente cuidar para evitar a proliferação do mosquito

15/06/2021

A secretaria de Saúde atualizou na sexta-feira (11) os dados sobre a dengue no município. Guaramirim soma cinco casos confirmados da doença, destes casos duas pessoas contraíram a doença em Guaramirim (autóctones) e outras três são residentes mas foram infectadas em outras cidades.

O setor de Vigilância Epidemiológica reforça a importância de a comunidade fazer a sua parte para o combate da doença, eliminando os locais que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

A secretária de Saúde, Cheila Rohweder, diz que não existe vacina contra a dengue, então cabe a cada residente cuidar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, eliminando recipientes com água parada, que são os locais de postura dos mosquitos.

Recentemente foi utilizado o fumacê para eliminar o inseto no bairro Nova Esperança e a secretária não descarta o uso em outros locais de infestação, em especial onde residem infectados.

“Temos 94 focos do mosquito Aedes aegypti, cinco casos confirmados (dois autóctones) e 15 suspeitos, o que é muito preocupante”, diz.

Conforme Cheila, as agentes comunitárias de saúde estão visitando as casas, dentro das microáreas de cada uma para levar orientação e pedir a colaboração na verificação da existência de recipientes com água parada, como também ajuda para combater a proliferação do mosquito.

Numa segunda etapa, a Vigilância Epidemiológica poderá verificar no local e tomar as providências.

“A responsabilidade não é apenas da Saúde, é de todos”, comentou a secretária.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x