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Atualização: Celesc reestabelece energia de consumidora de Jaraguá do Sul

A moradora estava há sete dias sem energia, por conta do atendimento burocrático da Celesc

30/04/2020

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A consumidora de Jaraguá do Sul, que estava há sete dias sem energia, comunicou ao JDV, que a Celesc reestabeleceu a ligação de energia de sua residência agora a pouco, mais precisamente às 18h15, desta quinta-feira (30), praticamente uma semana depois do primeiro contato com a central de atendimento e após várias negativas da concessionária, por conta de um débito de R$ 0,64 centavos e outras informações desencontradas.

A maior preocupação, segundo ela, era passar o feriado prolongado sem energia, em plena quarentena.

“Agradeço a todos que se solidarizam com a minha situação, que me ajudaram. Muitas pessoas se envolveram para que eu pudesse terminar de organizar as minhas coisas neste feriado”, reconhece.

Entenda o caso:

Por 0,64 centavos, Celesc se nega a ligar a luz de consumidora em Jaraguá do Sul

Para o gerente regional da Celesc, Danilson Mendes Wolf, o motivo maior dessa espera não foi o débito de R$ 0,64 especificamente, mas também débitos anteriores da unidade consumidora, que no caso em questão não pertencia a nova moradora. “Não foi a questão dos 64 centavos, não foi esse o impeditivo, haviam débitos da unidade consumidora em nome de outra pessoa, então não é justo que ela fosse pagar essa conta, por isso não conseguimos gerar o pedido tendo pendências no faturamento, o que faltou foi essa confirmação de troca de titularidade”, explica. 

Wolf acrescenta ainda que a Celesc não está com a loja aberta e que os serviços estão sendo feitos em home office e por isso a demanda tem sido maior, o que pode gerar atrasos no atendimento. “Eu diria que atendendo em home office a demanda tem sido maior, porque a loja fica aberta oito horas e o e-mail você pode usar 24h, o que pode causar esses atrasos no tempo de resposta”, comenta.

A Celesc também reforça que oferece o acesso a quase todos os serviços de forma virtual, e disponibiliza vários canais de atendimento durante o período de pandemia: 

1. Lojas e canais de atendimento

As lojas da Celesc permanecem fechadas para atendimento presencial. Opte pela Agência Web (www.celesc.com.br) e APP (digite “Celesc” para baixar o aplicativo) para solicitar os serviços – quase 100% dos serviços podem ser feitos sem você sair de casa. Em caso de emergência, ligue 0800 48 0196 e, para serviços comerciais, ligue 0800 48 0120.

2. Parcelamento da conta para baixa renda

Consumidores de baixa renda, cadastrados no programa Tarifa Social, com consumo inferior ou igual a 220 KWh/mês, terão isenção nas faturas emitidas entre 1º de abril e 30 de junho

Para os clientes cadastrados no programa em que o consumo for maior do que 220kWh, será cobrada apenas a diferença acima dos 220 kWh consumidos, incluindo os tributos. O consumidor pode solicitar o parcelamento desses valores a quitar: nesses casos, os pagamentos das faturas de março e abril podem ser adiados para maio, com parcelamento em até 12x (no período em que vigorar a REN 878 ANEEL, de 24/03/2020, e durante a restrição de circulação de pessoas por SC, não haverá cobrança de juros de mora e multa). 

3. Sem corte de luz por 3 meses

Não haverá corte por inadimplência por 90 dias (a partir de 24/03) nas unidades consumidoras residenciais urbanas e residenciais rurais, incluindo baixa renda e serviços e atividades essenciais. Porém, é importante pagar sua fatura, pois após este período o corte será retomado por inadimplemento e, conforme a resolução da Aneel, informamos também que durante este período (de não corte) pode haver negativação e protesto em cartório (REN 878 da ANEEL, do dia 24 de março de 2020, Artigo 2º, Parágrafo 4º).

4 – Trabalho dos leituristas

Leituristas continuam trabalhando respeitando as recomendações de afastamento, para que consumidores recebam suas faturas. As contas podem ser pagas nos canais digitais dos bancos, lotéricas, lojas comerciais conveniadas, caixas eletrônicos e aplicativos bancários. Apesar do corte suspenso, é importante manter sua conta em dia.

5 – Ligações novas

Pedidos de novas ligações, que não envolvam obras na rede, estão sendo realizados pelo e-mail liga@celesc.com.br Lembre-se, se o consumidor possuir débitos passados em seu nome ou na unidade consumidora correspondente, deve fazer o pagamento antes de solicitar a ligação. Também neste período o consumidor deverá enviar toda documentação por e-mail (liga@celesc.com.br).

6 – Desligamento

Pedidos de desligamentos para pessoa física estão sendo atendidos na Agência Web (veja aqui) e pelo Call Center (0800 48 0120). Para pessoa jurídica, o pedido deve ser feito pelo e-mail atendimento.comercial@celesc.com.br

Para informar sobre a falta de luz, só é preciso enviar uma mensagem de SMS para o número 48196, com o texto SEM LUZ e o número da sua unidade consumidora – que aparece no canto superior da fatura de luz, ou então o número do CPF do titular da conta. A realização de serviços não emergenciais, como serviços comerciais e desligamentos programados, estão sendo restabelecidos gradativamente. 

O Call Center está funcionando para casos de emergência pelo 0800 48 0196 e, para serviços comerciais, pelo 0800 48 0120 ou pelo e-mail atendimento.comercial@celesc.com.br,.

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