Economia

Comerciantes de Jaraguá do Sul fazem protesto em frente à prefeitura

A manifestação pacífica aconteceu na manhã desta segunda-feira

29/03/2021

Na manhã desta segunda-feira (29), alguns comerciantes donos de bares e restaurantes de Jaraguá do Sul, caminharam de um posto de combustíveis no bairro Vila Nova até a prefeitura onde fizeram uma manifestação pacífica.

Um dos manifestantes questionou o prefeito Antídio Aleixo Lunelli (MBD) se havia algum estudo científico que comprove a eficácia do horário reduzido que é feito pelos restaurantes, que atualmente funciona das 10 às 22 horas.

Leia mais

 

Entretanto, a venda de bebida alcoólica é permitida apenas até às 18 horas e o ingresso de novos clientes até às 21 horas.

“As medidas mais restritivas que foram feitas há duas semanas [no município], estão refletindo hoje dentro dos hospitais”, afirmou Lunelli aos manifestantes. 

De acordo com ele, a prefeitura busca o equilíbrio diário entre a economia e a saúde e “estamos medindo a febre toda semana”. 

Outro comerciante rebateu a fala do prefeito, pedindo que ao invés da redução de horário de atendimento, seja estendido o horário. 

“Se o senhor reduz o horário do nosso comércio, dá mais aglomeração. Fecha a 00 horas. É apenas um lanche. Um lanche. Só queremos trabalhar. Não queremos roubar ninguém.”

Lunelli explicou aos comerciantes, que o município tem que no mínimo seguir o decreto estadual, não podemos liberar as restrições impostas pelo estado, apenas restringir mais, se for o caso. 

“Estamos analisando cada situação diariamente porque estamos sempre tentando conciliar a economia e a saúde. Vivemos um momento muito difícil nos nossos hospitais e UTIs. Então a gente vai dosando diariamente”, salientou. 

Já com relação a isenção de taxas de alvarás, outra reivindicação dos comerciantes ao prefeito, ele disse que isso tem que ser analisado com muita cautela, pois não é tão simples como parece. 

“Existem os casos necessários e específicos, mas cada caso tem que ser analisado”, finalizou.

No final da manhã, o prefeito se reuniu com os representantes do setor, Alex Martins, Neri Moresco e Rafael Xavier, que expuseram as dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia, agravadas com a proibição da venda de bebidas alcoólicas no período noturno. Além do prefeito, participaram a presidente do Comitê de Combate à Covid-19 Emanuela Wolff, o secretário de Saúde Alceu Moretti, o secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Arruda, o secretário de Administração Argos Burgardt e o Diretor de Decisões Administrativas João Berti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x