Trânsito

Diretoria de Trânsito anuncia mudanças para a melhoria do tráfego

Entre as mudanças que começam a ser introduzidas em alguns dias está a inversão de sentido das Ruas Guilherme Weege e João Piccoli, que fazem a ligação entre a Reinoldo Rau e a Marechal Deodoro

06/08/2019

Por

Com o objetivo de eliminar gargalos e possibilitar maior fluidez no trânsito de veículos e pedestres, a Diretoria de Trânsito e Transportes que é vinculada à Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, anunciou na tarde de segunda-feira (5) mudanças no sentido de várias ruas centrais, que serão implantadas gradativamente.

O diretor de Trânsito, Gildo Martins de Andrade Filho, acompanhado das engenheiras Luciana Hartmann e Ana Badura, informaram detalhes das alterações que foram divididas em dois grupos. O estudo não é novo, segundo Andrade. Foram aproveitados ao levantamento efetuado pelo Instituto Jourdan e dentro do estabelecido pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Jaraguá do Sul.

Entre as mudanças que começam a ser introduzidas em alguns dias está a inversão de sentido das Ruas Guilherme Weege e João Piccoli, que fazem a ligação entre a Reinoldo Rau e a Marechal Deodoro. O semáforo da saída do Hospital São José será mudado e ficará defronte à Farmácia Catarinense, onde a Rua Guilherme Weege passará para o sentido Reinoldo/Marechal, para facilitar o acesso das ambulâncias. 

Em contrapartida, a João Piccoli mudará da Marechal para a Reinoldo. A Domingos da Nova continuará com mão dupla entre a Ferdinando Pradi e a Reinoldo Rau, mas no trajeto entre a Procópio Gomes e a Reinoldo, ficará com mão única em direção a Reinoldo Rau. Quem vier da ponte da Rede Feminina, ou da Procópio Gomes terá a direita livre, com sinal fechando apenas para pedestre.

Com isso, será proibido o acesso à Rua Prefeito Augusto Gerent (fundos do cemitério) pela Domingos da Nova, por ser muito estreita para os dois sentidos. Ela terá sentido único e para acesso a ela somente pela Guilherme Weege à direita ou a esquerda, para acessar a Domingos da Nova ou a Rua Cabo Harry Hadlich.

Para acessar a Procópio Gomes, uma das saídas é a Rua Cabo Harry Hadlich (Verdureira da Raquel) ou outras vias alternativas próximas. A proposta, segundo explicações do diretor Andrade e da engenheira Luciana Hartmann é criar binários para o trânsito fluir mais rápido. A Rua Ferdinando Pradi, entre a Domingos da Nova e a Guilherme Weege passa a ser também mão única.

Alterações mais complexas serão feitas no período de férias

As mudanças no Grupo 2, mais complexas e que exigirão investimentos de maior monta, serão implantadas no final do ano e no início de 2020, durante o período de férias, quando o trânsito é mais tranquilo. Haverá uma série de alterações e segundo as simulações feitas, devem mudar o nível de serviços, ou seja, o trânsito passará de ruim ou péssimo, para aceitável. O acesso à Vila Baependi, para quem vem da Procópio Gomes hoje pode virar à direita (direção da Ponte Olavo Marquardt), ou seguir reto. Com alteração somente será possível fazer a conversão à direita na Ponte Olavo. O objetivo é eliminar um dos três tempos do semáforo.

A Rua Max Wilhelm vai inverter o sentido. Pela Ponte Olavo Marquardt não haverá mais a conversão à esquerda (direção da Ponte Abdon Batista), mas somente a direita, seguindo na direção leste, passando aos fundos do Fort Atacadista para acessar a Rua Adélia Fischer ao lado do posto (haverá possibilidade de acesso antes e depois do posto). A Adélia Fischer terá somente sentido centro. A pista que hoje vai ao Baependi e Vila Lalau não existirá mais.

Para acessar a Rua Bernardo Dornbusch apenas pela Rua Max Wilhelm passando pela Rua Fritz Bartel. A Rua Adélia Fischer terá faixas nos sentidos Centro e Czerniewicz. Serão quatro faixas, duas diretamente ao centro e duas ao Czerniewicz, com a variante à esquerda para a Max Wilhelm. Com isso, segundo explicações de Andrade e Luciana, o conflito existente será eliminado.

A Rua Esthéria Lenzi Friedrich, do Colégio Evangélico, terá o sentido invertido. Passará da Getúlio Vargas à Epitácio Pessoa e a Emílio Carlos Jourdan (do Shopping) terá somente o sentido Epitácio/Getúlio. Com a mudança na Esthéria, haverá aumento de 18 vagas para estacionamento e para 10 motos. Essas são as principais mudanças que vão ocorrer a partir de janeiro, no Grupo 2. As do grupo 1 devem começar nos próximos dias, iniciando pelas alterações da João Píccoli e da Guilherme Weege.

Notícias relacionadas

x