Especiais

JCI dá posse à Junta Diretiva e mostra as ações

Foto: FJBrugnago

A orientadora profissional e professora, Larissa Suppi, assumiu na noite de quarta-feira (12) a presidência da Junta Diretiva da JCI – Junior Chamber Internacional Jaraguá do Sul, em ato realizado no auditório do Centro de Inovação Novale Hub, onde os membros se reúnem a partir deste ano. Larissa recebeu o cargo de Fábio Rafael Hilleshein para mandato de um ano.

A JCI é uma organização não governamental de jovens entre 18 e 40 anos e possui membros em mais de 120 países, com cerca de 200 mil membros e cinco mil organizações locais, sendo mais de cem no Brasil. A posse foi dada pelo vice-presidente nacional, Rafael Bilibio, representando o presidente Thaynan Mariano Costa.

A Junior Chamber International (ou Câmara Júnior) trabalha para que jovens de todo o mundo se tornem líderes melhores e criem mudanças positivas em sua comunidade, por meio de projetos, habilidades de oratória, debates e outros eventos, seguindo uma Carta de Princípios. A posse da Junta Diretiva foi antecedida pela distintivação de novos membros.

O grupo atual da JCI Jaraguá do Sul iniciou em 2017. O presidente passado, Fábio Hilleshein fez um balanço das atividades. Mesmo com um pequeno grupo de membros liderou ações e ou apoiou eventos em 2019. Destaque para o Dia Mundial da Limpeza (21 de setembro) com o recolhimento de 21.058 quilos de lixo, envolvendo cerca de 300 pessoas e 28 entidades, empresas e secretarias.

O Concurso Oratória nas Escolas envolveu mais de 400 estudantes do 8º e 9º ano de cinco escolas municipais. O vencedor do concurso, Luís Eduardo Marquardt, inclusive ajudou no cerimonial de posse da Junta Diretiva do JCI Jaraguá do Sul 2020. A ideia é ampliar para mais escolas este ano, segundo a presidente empossada, Larissa Suppi.

OUTRAS AÇÕES - O Movimento 100em1Dia Jaraguá do Sul (7 de dezembro) também teve a efetiva participação da JCI local, entre as 11 entidades e ou organizações proponentes. Mais de 500 voluntários estiveram envolvidos com 175 ações realizadas. Outra ação, segundo Fábio, foi a capacitação Vivendo & Empreendendo que busca deixar os participantes melhores e mais bem preparados à necessidade do mercado.

A entidade também foi parceira de trabalhos do Jaraguá + Saudável e promoveu ação solidária com a arrecadação de mais 1,6 mil peças. “Conseguimos isso graças a valorosos parceiros – entre os quais o JDV – que tornaram possíveis os resultados alcançados”, registrou Fábio.

Vice-presidente nacional elogia desempenho e incentiva os membros

Vindo de Passo Fundo (RS), o vice-presidente da JCI Brasil, Rafael Bilibio, elogiou o trabalho da JCI Jaraguá do Sul. “Como organização nova, os resultados foram extraordinários. Continuem assim, sonhem longe e acreditem no que estão fazendo, sejam espelhos para outras pessoas e busquem outras lideranças jovens para ampliar esse trabalho”, pediu.

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Wolf, representando o prefeito Antídio, disse que as portas do gabinete estão sendo abertas às entidades e pessoas que buscam o bem da comunidade. “O trabalho da JCI é uma delas. As suas ações causam grande impacto e a Prefeitura incentiva e apoia isso porque fazem o bem para todos”.

A presidente empossada, Larissa Suppi, comentou que a JCI é grande, está espalhada pelo mundo. “O nosso grupo ainda é pequeno, mas a qualidade dos seus membros faz toda a diferença”, registrou. Larissa observou que as atividades de 2020 estão sendo planejadas, mas antecipou que as ações de 2019 serão repetidas, em especial ao Concurso Oratória nas Escolas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. “Vimos crescendo ano a ano. Queremos ampliar o número de participantes”. Projeto com o ensino médio também está no planejamento, na busca de novos líderes que ajudem a impactar a comunidade com suas presenças e ações.