Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça a escola Alto Luiz Alves de Massaranduba

As festas juninas estão entre as mais antigas tradições da cultura brasileira. Além de diversas brincadeiras também é conhecida por usar guloseimas e pratos típicos, decoração e vestimenta

11/08/2021

As festas juninas estão entre as mais antigas tradições da cultura brasileira. Além de diversas brincadeiras também é conhecida por usar guloseimas e pratos típicos, decoração e vestimenta. Desta forma nos dias 24 e 29 de junho a escola Alto Luiz Alves realizou um dia diferente aos alunos para que a data não passasse em branco durante este ano tão diferenciado que estamos vivendo. A imagem representativa é da turma do Pré-Escolar I.

 

Jogo das palavras turma do 1º ano

Professora Roberta Mosca

Língua portuguesa

 

A atividade com a turma foi realizada com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e de escrita proporcionando reflexões acerca do sistema de escrita alfabética para que possam avançar em suas hipóteses de escrita.

Cada aluno teve que realizar a leitura da palavra apresentada no jogo. Venceu quem conseguiu ler todas as palavras e chegar primeiro na linha de chegada. Todos conseguiram, cada um no seu tempo.

 

Vamos cuidar do nosso meio ambiente!

Turma pré I professora Cheila C.R. Ronchi – pré escolar

A fim de conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do ambiente, os alunos do Pré I aprenderam através de atividades lúdicas sobre a importância da natureza para a humanidade, respeitando o meio ambiente. Com o objetivo de proporcionar o conhecimento e a sensibilização das crianças para temas que envolvam o meio ambiente e a cidadania, desenvolvendo atitudes para a preservação do ambiente em que vivem.

 

As vogais

Turma pré II professora Cheila C.R. Ronchi – pré escolar

O processo de alfabetização de uma criança se dá a todo o momento e em todo lugar. Pensando nisto a turma do Pré II conheceu as vogais e através disto estimulamos a criatividade confeccionando objetos com materiais recicláveis que representassem as vogais estudadas. A atividade teve como objetivo levantar hipóteses em relação a linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

 

Como se faz uma Slime??

Turma do 4º anos professora Tainara G. Back

Centro de Interesse

A proposta do conteúdo surgiu a partir da curiosidade da turma, eles tinham interesse em saber como era feito a Slime. As aulas foram ministradas para entender o conteúdo: o que é uma Slime? Após isso assistimos a um vídeo que mostrava diferentes formas de como fazer a Slime e, por fim, realizamos nossa prática. Para fazer a nossa Slime, utilizamos corante alimentício, cola e ativador. O objetivo da atividade foi espertar o interesse do aluno pela pesquisa dentro do conteúdo abordado.

 

Construção das figuras geométricas planas

Turma do 2º ano professora Maria Raquel C. Feder

Matemática e pensamento computacional

Ao realizar um passeio pelas dependências da escola, observou-se que as formas geométricas planas estão presentes em vários objetos que vemos, com elas conseguimos compor figuras e objetos e que apresentam diferenças entre elas, cada figura possui suas características específicas.

Nesse sentido, construímos as figuras com barbante, para representar as arestas (segmentos de retas que formam os lados das figuras) e bolinhas de papel, para representar o vértice (os pontos de encontro das arestas).

Objetivo da atividade: “Oportunizar o desenvolvimento pessoal do aluno, através de jogos que facilita o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.”

 

Equilibrando bolas no Cone

Turma pré escolar II professor Wesley Lucas de A. Morbis

Educação Física

A infância é uma das etapas mais importantes na vida do ser humano. É nessa fase que desenvolvemos várias habilidades, como o equilíbrio, por exemplo, é ele quem permite a criança ficar em pé, caminhar, correr ou fazer qualquer outra atividade física que precise de mais empenho corporal. A atividade foi realizada com o objetivo de aprimorar a coordenação motora fina da criança e concentração, juntamente com o equilíbrio. Foram utilizadas bolas com diferentes tamanhos

 

Observação de fungos atrás do microscópio

Turma do 3º ano da professora Maristela Duwe

Ciências e experimentação

Você já deve ter visto e ouvido falar dos fungos, mas será que você sabe reconhecê-los? Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi. Os fungos são um dos principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza. Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Assim, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre este importante componente da cadeia alimentar, os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de estudar e observá-lo no microscópio.

“Percebemos com esta atividade que existem fungos que são utilizados na produção de alimentos e que tem fungos que podem gerar doenças (comentários da turma do 3º ano)”.

 

Arte egípcia

Turma do 5º ano professora Monalisa L. Sauer

Arte

O trabalho realizado com a turma do 5º ano teve como objetivo desenvolver o gosto pela arte, conhecer técnicas e a história da arte, com a finalidade de diminuir os estereótipos na arte. Os alunos tiveram que construir, com a colaboração das famílias, uma miniatura de sarcófagos que representasse como os faraós eram enterrados. Para a realização da atividade os alunos precisariam fazer uso de materiais do nosso cotidiano.

 

Notícias relacionadas

x