Política

Leandro Schmöckel diz que é preciso economizar para entregar mais para a população

Em entrevista ao JDV, o candidato à prefeitura realizou suas propostas para Jaraguá do Sul caso for eleito.

30/10/2020

O NOVO disputa pela primeira vez uma eleição municipal em Jaraguá do Sul por meio de Leandro Schmöckel, um dos 30 candidatos do partido no Brasil à majoritária, todos passaram pelo processo seletivo, assim como os candidatos a vereador.

Leandro tem como vice o Coronel Gonçalves e participou na terça-feira (27) do Especial Eleições 2020, na transmissão “JDV em Foco”, colocando algumas metas do plano de governo.

Leia mais:

Na saúde, por exemplo, disse que Jaraguá tem apenas 43% do território coberto por equipes da Estratégia Saúde da Família e defende o aumento para melhorar a atenção básica, com mais profissionais contratados para dar velocidade no atendimento primário da população, como também nas especialidades.

O uso da telemedicina é vista com bons olhos pelo candidato.

Na educação, citou que o IDEB de Jaraguá do Sul poderia ser melhor.

“Jaraguá está atrás de Joinville que tem quatro vezes mais de população no índice. Essa realidade precisa ser mudada com conteúdo fora do período normal de aulas para reforçar o aprendizado. O IDEB mede a qualidade da educação”. Disse também que é preciso criar vagas nas creches, considerando que mais de mil crianças estão na fila de espera.

A criação de uma força-tarefa para a regularização fundiária é defendida por Leandro.

São mais de 140 lotes, muitos em áreas de risco.

“As famílias precisam ter a segurança jurídica da posse e melhores condições de viver”. Na área da cultura, o candidato observou que é preciso melhorar o uso dos espaços públicos e os seus equipamentos, que são sub utilizados.

Ele quer tirar o Parque Boa Vista do papel e criar novos atrativos turísticos. Quer também melhorar os acessos às rotas para a prática do cicloturismo, trekking e contemplação e ter um olhar para os parques públicos e desonerar o município na manutenção por meio da parceria público-privada.

Saneamento

No saneamento básico, citou que o Samae, por não ter concorrência, não deve fazer publicidade institucional que gera custos e que pretende a partir do segundo ano de mandato reduzir em 5% a tarifa de água e esgoto.

É meta aumentar a coleta seletiva, incentivar a compostagem e por meio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, implantar uma usina de tratamento de resíduos sólidos. Observou que a Weg, com sede em Jaraguá, fabrica o equipamento.

“Vamos buscar investidores para o destino correto dos resíduos, gerando emprego e renda para a população”.

Secretários e diretores também serão escolhidos por meio de processo seletivo

Na gestão da Prefeitura, sendo eleito prefeito no dia 15 de novembro, Leandro Schmöckel, o número de secretarias será reduzido e os ocupantes não serão indicados politicamente, mas por processo de seleção.

O mesmo será para diretores.

“Os ocupantes dos cargos serão pessoas qualificadas de cada área, sem apadrinhamentos. Assim será também nas escolas. Vamos também cortar no mínimo 30% dos cargos comissionados para gerar economia e entregar mais obras e serviços em todas as áreas para a população”.

O candidato do NOVO disse da sua preocupação na geração de emprego e renda, que passa pela facilitação para quem empreende, simplificando os processos, sendo um governo mais digital. Quer também liberar o alvará de construção para obras até 750 m2 em até 72 horas.

Outro registro feito por Leandro é a centralização dos principais serviços, para poupar tempo do munícipe, que hoje se vê obrigado a recorrer a repartições em diferentes locais da cidade. A integração das secretarias é outra proposta em termos de gestão.

Notícias relacionadas

x