Geral

Modernização e celeridade são marcas da nova gestão da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Marcelo Deretti avaliou os primeiros 100 dias na Câmara como muito positivos e avanços significativos, como a modernização do Legislativo

20/04/2021

Servidor público municipal concursado há 17 anos, Marcelo Amadeu Deretti, assumiu em 1º de janeiro, pela primeira vez, um cargo no Legislativo. São experiências diferentes. Além disso, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Guaramirim, que exige responsabilidade e equilíbrio na condução dos trabalhos.

Leia mais

“São poderes harmônicos, mas diferentes, cada qual com as suas atribuições constitucionais”, registra.

Marcelo, com a assunção à presidência, reduziu para seis horas o expediente na prefeitura e por extensão o salário, para que possa permanecer no mínimo quatro horas diárias, ou mais, fazendo a gestão da Câmara e os atendimentos. A conciliação é perfeitamente possível, comenta o presidente, o segundo vereador mais bem votado em 2020, pelo PP, com 1.101 votos.

Ele avaliou os primeiros 100 dias na Câmara como muito positivos e avanços significativos, como a modernização do Legislativo, citando a implantação da TV Câmara que possibilita ao munícipe assistir as sessões pela internet, como também a melhoria da comunicação externa com um novo site, mais ágil e informativo e com a publicação antecipada da pauta das sessões e das matérias que estão tramitando.

Como de momento não é possível sessões com a presença de público, as transmissões pelas redes sociais têm suprido essa falta de contato presencial, com muito mais pessoas acompanhando virtualmente.

“Assim que possível, mesmo que parcialmente, vamos abrir para o público, mas continuaremos com as redes sociais. É uma ferramenta de divulgação que veio para ficar”, observa.

Para o presidente Marcelo, o período tem sido de aprendizado. “Trouxe a experiência do serviço público municipal para a Câmara. O trabalho é diverso, mas eu me preparei para isso. Sou auditor efetivo da prefeitura, ligado à Controladoria e todos os projetos antes de serem enviados para a Câmara passam por nós, por ser a nossa função legal fazer a análise prévia”, conta.

Ele destaca, ainda, a celeridade na análise e votação dos projetos. “Todos os projetos encaminhados pelo Executivo para a Câmara tem função pública e social, então não existe razão de ficar protelando as votações. Agora as comissões técnicas internas, de fato, se reúnem para analisar os projetos para darem o parecer antes de serem submetidos à votação em plenário”.

Marcelo diz que o alinhamento com o Executivo não significa submissão, pelo fato de a maioria dos vereadores serem da base do governo.

“Não nos afastamos de fiscalizar o Executivo, buscamos a diálogo, a coerência e, principalmente, a transparência em todos os atos. O prefeito possibilita a abertura para todos os vereadores, inclusive da oposição”, diz.

O presidente registra como fato relevante, também, a revisão e atualização do regimento interno, uma vez que o atual data de 2006, estando, portanto, defasado. Está sendo feito pela equipe interna. Defende igualmente, numa nova etapa, a revisão da Lei Orgânica Municipal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x