Educação,Geral

Nova proposta curricular de Jaraguá do Sul é lançada

Foto: Arquivo/Divulgação

Foi realizado nesta quarta-feira (4), de forma online atendendo às normas de prevenção à Covid-19, o lançamento oficial da nova Proposta Curricular de Jaraguá do Sul.

O documento, que norteia toda a educação pública municipal de Jaraguá do Sul, contou com a colaboração de centenas de profissionais e muitos anos de estudo.

Todos os professores da rede participaram da elaboração da nova proposta pedagógica, que segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.

Leia mais:

Todos os profissionais da rede municipal participaram do evento, que teve a presença de profissionais das instituições privadas e da rede estadual.

A secretária de Educação, Ivana Dias, explica que o documento é fundamental para que a BNCC seja aplicada no município levando em conta as particularidades econômicas, culturais e históricas de Jaraguá do Sul.

“A nova proposta pedagógica de Jaraguá do Sul contempla a universalidade da BNCC, mas, ao mesmo tempo, contempla a realidade dos alunos de Jaraguá. É motivo de muito orgulho para a nossa rede, estamos muito felizes com a entrega desse documento. Com essa proposta teremos um aluno muito mais preparado para lidar com o mundo”, ressalta Ivana.

Nesta semana, o prefeito, Antídio Lunelli, recebeu a primeira cópia da Proposta das mãos da secretária e das professoras Olga Madalena Fuckner Schmitz e Juliana Holtz Thomaz.

Ele comentou que o esforço para a elaboração deste documento deve ser ainda mais ressaltado com as dificuldades trazidas pela pandemia.

“Esse trabalho vai nortear os professores e os nossos alunos para os próximos anos, foi uma realização que coloca a nossa rede de ensino em ainda mais destaque. A educação jaraguaense é motivo de orgulho e assim vai continuar sendo”, afirmou o Prefeito.

Palestra com Leandro Karnal

Neste mesmo dia, após o lançamento oficial, os profissionais puderão prestigiar uma palestra ao vivo com o professor e historiador gaúcho Leandro Karnal, que vai falou para professores.

Formado pela Unisinos e com doutorado pela USP, autor de 18 livros e comentarista na emissora CNN Brasil, Karnal é conhecido por abordar temas polêmicos e ser um grande influenciador na internet.

“Ele (Karnal) é uma das grandes referências do meio acadêmico, um profissional de altíssimo nível e uma inspiração contínua para nossos educadores. Representa motivação para a educação em um ano tão duro cuja travessia tem sido tão difícil”, disse a secretária de Educação, Ivana Dias.