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Obras da duplicação da 280 seguem em várias frentes

Estacas são fincadas à construção da maior ponte do Norte de SC

Embora com recursos limitados devido ao orçamento, as obras de duplicação da BR-280 nos lotes 2.1 (BR-101/Araquari a Guaramirim) e 2.2 (Guaramirim/Schroeder/Jaraguá do Sul) estão seguindo em diversas frentes de trabalho que poucas pessoas têm acesso, por questão de segurança. O lote 2.1, que compreende as obras de duplicação entre o km 36+700 e km 50+700, possui mais trechos que já receberam revestimento asfáltico.

Os trechos pavimentados estão distribuídos desde o início ao fim do lote. É neste lote que está sendo construída a maior ponte do Norte Catarinense. As atividades construtivas da ponte sobre o Rio Piraí terá 540 metros de extensão. A atual de pista simples será substituída pela duplicada.

As primeiras atividades estiveram concentradas na colocação de estacas de concreto para execução da fundação da ponte. O projeto de duplicação da rodovia prevê essa obra de engenharia que busca a preservação e redução de impactos nas margens e no leito do rio.

Conforme o DNIT, dois motivos justificam a construção da estrutura. O primeiro está relacionado à engenharia, haja vista que o solo do trecho não apresenta estabilidade necessária, sendo a ponte uma alternativa construtiva. O segundo motivo está relacionado a fatores ambientais.

O projeto evita a retificação do rio, reduz a área a ser suprimida, apenas o corte da vegetação de forma pontual nos locais de instalação dos pilares, além de proteger as margens do curso d’água, especialmente no ponto em que o manancial corre em paralelo à rodovia.

 

 CRÉDITO: Prosul/BR280

 

Túneis seguem com obras de estabilização das suas estruturas

 

O DNIT, por meio do Programa de Comunicação Social, realiza campanhas para orientação e informação da comunidade. No final de outubro foi realizada reunião com os moradores da rua da região do Clube do Viajantes, divisa entre os bairros Amizade e Três Rios do Norte, em Jaragua do Sul, que serão fortemente impactados pelas obras de duplicação da BR-280.

O objetivo da ação foi informar os moradores sobre o avanço das obras no local e divulgar os canais de Ouvidoria da BR-280/SC. O telefone é 0800-002-1221 ou do e-mail [email protected]

O túneis, localizados no Morro Vieira, pertencentes ao lote 2.2 seguem em obras. Eles possuem cerca de um quilômetro e estão acontecendo atividades de concretagem nos primeiros 800 metros, para fixação da sua estrutura.

As escavações não estão concluídas. Falta "furar" para a sequência das obras na região do Clube dos Viajantes, seguindo até encontrar a BR-280, na região da Tifa Monos.

 

 CRÉDITO: Prosul/BR280

 

 

Obras da duplicação da rodovia estão divididas em três lotes

 

O projeto consiste em 73,88km de obras de duplicação e recuperação/restauração do pavimento da pista existente ao longo dos municípios interceptados: São Francisco do Sul, Joinville, Araquari, Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul. Além das melhorias no asfalto e nas condições de fluxo do trânsito, o projeto prevê a implantação de dispositivos de segurança para usuários da rodovia e para a fauna existente na região.

É uma obra do Governo Federal, realizada pelo Ministério dos Transportes e executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A BR-280/SC apresenta grande relevância social e econômica para o Estado por ser responsável por ligar o Porto de São Francisco do Sul e a região do Extremo Norte Catarinense à região Nordeste do Estado, onde estão situados os mais importantes polos industriais de Santa Catarina, com predominância da produção de metalomecânico e têxtil.

As obras de duplicação e implantação da rodovia estão divididas em três lotes de obra. O lote 1 vai de São Francisco do Sul à intercessão com a BR-101, em Araquari, com 36 km e 28 viadutos. O lote 2.1, em obras pela Sul Catarinense, vai do Km 36,7 ao km 50,7, com 14 km, com seis obras de arte, entre passarelas, pontes e acessos.

O lote 2.2 inicia no Km 50,7, em Guaramirim e segue até o km 74,6, passando por Schroeder I, bairros Vieira e João Pessoa, saindo na Tifa Monos, região de Nereu Ramos. São 23,84 km em obras de responsabilidade da Construtora Cetenco Engenharia.

Neste trecho está sendo executada 32 obras de arte entre viadutos, pontes, acessos e os dois túneis no Morro Vieira.

 

 CRÉDITO: Prosul/BR280

 

Ponte sobre o Rio Itapocuzinho recebe as barreiras de segurança

 

Segundo a serviço de comunicação social contratado pelo DNIT para acompanhar e registrar todas as etapas das obras, nas úlltimas semanas as frentes de serviço de terraplenagem no Lote 2.2 estiveram concentradas nas alças do viaduto no km 51+200, em Guaramirim.

Já no novo contorno rodoviário, entre Schroeder e Jaraguá do Sul, foram realizadas atividades de escavação de solo, colocação de rocha e obras para a construção do elevado de terra armada que passará sobre a Rodovia do Arroz.

Esse lote já possui trechos com obras de pavimentação. Os trechos com pavimentação são: do km 51+350 ao km 51+400 e km 53+460.

Também ocorreram atividades para a construção da ponte sobre o Rio Itapocuzinho no km 61+020, entre Schroeder e Jaraguá do Sul, com aplicação de estruturas de ferro armado e execução  das barreiras de segurança em concreto (New-Jersey).

 

CRÉDITO: Prosul/BR280