Geral

Pandemia afeta atendimentos na área da saúde, mostra relatório da secretaria de Jaraguá do Sul

Questionado, o secretário de Saúde deu datas para que as reformas de algumas UBS terminem e elas voltarão a atender à população

05/06/2021

A secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, prestou contas do primeiro quadrimestre de 2021, atendendo a legislação vigente. A audiência ocorreu na tarde de quinta-feira (27) na Câmara de Vereadores, com a condução do vereador Jonathan Reinke, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, do secretário de Saúde Alceu Moretti, da diretora de Gestão Técnica Fabiana Conrado, da diretora de Saúde Sílvia Bonatto, e do diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer.

Leia mais

De acordo com os gestores muitos números de atendimentos e atividades sofreram alterações por conta da pandemia. Um dos exemplos mais acentuados foram as consultas médicas na atenção especializada, que em 2020 haviam somado 13.426, mas que em 2021 caíram quase a metade: 7.510. Essa redução de 44% teve como principal fator as paralizações da Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron (Centro Vida), que é o principal local de atendimento.

A diretora de Gestão Técnica, Fabiana Conrado, disse que no início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, as consultas no Centro Vida foram interrompidas para dar lugar aos atendimentos de pessoas infectadas com o coronavírus. O local permaneceu assim até o dia 27 de janeiro de 2021, quando voltou a atender à atenção especializada, mas ainda com capacidade de 50%.

Em meados de fevereiro, essa capacidade foi para 70%. Em março, devido ao aumento dos casos de Covid-19 na cidade, as consultas foram interrompidas novamente e só voltaram em abril com os 70% da capacidade. Somente em maio de 2021 é que esses atendimentos voltaram na sua totalidade.

Os atendimentos no Centro de Atenção à Mulher caíram 54% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Conforme relato do diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, as denúncias da vigilância sanitária e saúde do trabalhador cresceram. Foram 466 casos de janeiro a abril contra 228 notificações no mesmo período em 2020.

Também ocorreu aumento de 72% nos atendimentos de urgência da atenção básica, a maior disparidade, e de 34,5% nos atendimentos de fisioterapia. Isso aconteceu por conta da retomada dos trabalhos nestes setores, que no primeiro quadrimestre de 2020 tiveram de ser paralisados.

Secretário anuncia datas de reabertura de unidades de saúde

A Vigilância Epidemiológica teve 34% de crescimento nas inspeções de armadilhas e de 60% nas visitas e inspeções em áreas de foco do mosquito Aedes aegypti. Foram 16.409 visitas em 2021 contra 10.208 em 2020. Esse é um problema que vem se agravando em Jaraguá do Sul e já chegou a ser tema na própria Câmara Municipal. Nos cinco primeiros meses de 2021, os focos do mosquito já somam 385, mais de quatro vezes do que no ano passado inteiro, quando foram registrados 90 focos.

Outra questão tratada no Legislativo e que voltou à pauta foram as reformas nas Unidades Básicas de Saúde. O secretário Alceu deu datas para que as reformas de algumas UBS terminem e elas voltarão a atender à população. A Unidade do Santo Estêvão tem previsão de reabertura para o dia 9 de junho; a UBS do Santa Luzia terminará a reforma em 14 de junho; a do Rio Molha será entregue em 16 de junho; a do Estrada Nova termina em 24 de julho e a do Amizade/SAD reabre 13 de agosto.

Moretti explica que não são apenas obras de acessibilidade, mas sim, trabalhos em quase todas as estruturas, pois fazia tempo que esses postos de saúde não eram reformados.

“Estamos aproveitando o momento para fazer tudo”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x