Educação

Rede estadual divulga datas de matrículas e rematrículas para 2021

Foto: Arquivo/Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação divulgou orientações sobre matrículas e transferências de alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina para 2021.

As informações são referentes a etapas do Ensino Fundamental, Médio, Curso Magistério e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia mais:

A Educação Profissional contará com um edital específico que deve ser publicado na primeira quinzena de dezembro. É o caso do Cedup de Guaramirim.

Em função da pandemia de Covid-19, as rematrículas dos alunos para 2021 ocorrerão de forma automática no Sistema de Gestão da Educação de Santa Catarina (Sisgesc).

Os pais ou responsáveis serão orientados pelas escolas a atualizarem seus documentos ao longo do próximo ano letivo.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, destaca que o processo de matrícula e rematrícula será virtual:

"Esse será o primeiro ano em que o processo será realizado totalmente on-line e nós reforçamos o chamado aos pais ou responsáveis para que fiquem atentos e acompanhem os prazos apontados para efetuarem a matrícula e garantirmos o direito ao acesso à educação para todas as crianças e jovens".

Matrícula on-line para alunos novos no início de fevereiro

Para as unidades escolares com disponibilidade de vagas para novos alunos, a pré-matrícula on-line para Ensino Fundamental e Médio será realizada das 9h do dia 3 de fevereiro de 2021 até as 23h59min do dia 4.

O cadastro deve ser realizado pelo responsável do estudante diretamente no site da Secretaria da Educação de SC.

O estudante será cadastrado no sistema, por ordem de acesso, na escola próxima da residência ou do trabalho dos responsáveis.

Para a efetivação da matrícula, os responsáveis devem anexar no sistema os documentos solicitados ou apresentar-se à Unidade Escolar, no período de 3 a 5 de fevereiro, com os documentos originais e cópias.

A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita pelos estudantes que completam seis anos de idade até 31 de março de 2021.

Para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) deverá ser efetivada na unidade escolar pretendida de forma presencial, de 30 de novembro a 18 de dezembro, ou de 1º a 12 de fevereiro. As aulas da rede estadual devem iniciar no dia 18 daquele mês.