Corupá,Geral,Guaramirim,Jaraguá ,Massaranduba,Saúde,Schroeder

Rotary Vale do Itapocu entrega dialisadores para a Fundação Pró-Rim

Foto: Divulgação

O Rotary Club Jaraguá do Sul – Vale do Itapocu realizou em março a entrega de dialisadores à Fundação Pró-Rim, para hemodiálise. O dialisador, conhecido como capilar ou filtro, é uma peça essencial para hemodiálise, considerado como um “rim artificial”. A doação beneficia diretamente 144 pacientes da região que fazem o tratamento junto à unidade da Pró-Rim, no hospital São José.

Leia mais

O clube de serviço encaminhou ao Distrito Rotário 4652 um pedido de subsídio para atender à necessidade. O problema foi identificado via call center da Fundação Pró-Rim que busca doações e recursos à instituição, em especial para custear os dialisadores, haja vista que o consumo se intensificou com a pandemia da Covid-19.

Contraentes da Covid-19 passaram a desenvolver também problemas renais, aumentando o consumo de dialisadores. Para estes, os dialisadores não podem ser reutilizados, segundo a justificativa do Rotary Club, por uma questão de segurança.

Com o valor do subsídio distrital, o clube de serviço pode adquirir 1.166 dialisadores, investimento de R$ 5.146,00. São 83 pacientes – 45 mulheres e 38 homens – que realizam o tratamento de hemodiálise, três dias na semana, tudo via SUS.

Dez pacientes aguardam o transplante renal. A unidade da Pró-Rim atende pacientes de Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá, Massaranduba e Guaramirim.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!