Geral

SC registra crescimento na doação de órgãos no primeiro semestre

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado em 27 de setembro

25/09/2020

No primeiro semestre de 2020, o Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes) registrou 145 doações efetivas de múltiplos órgãos e tecidos, acima do mesmo período no ano anterior, quando houve 137 doações. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Santa Catarina está em segundo lugar em doações de órgãos no primeiro semestre deste ano, atrás apenas do Paraná. O Estado atingiu o índice de 40,5 doações de órgãos efetivas por milhão de população (pmp), sendo que a média nacional foi de 15,8 pmp.

Leia mais:

Confirmado: Parque Tupã abre nesta sexta-feira (25) em Jaraguá

Secretário estadual de saúde reconhece esforços de Jaraguá na luta contra o coronavirus, mas pouco pode fazer

Tribunal do Impeachment de Moisés é definido; instalação será nesta sexta (25)

O transplante de órgãos e tecidos, entre janeiro e março de 2020, chegou a 345 procedimentos. Com os meses de abril a agosto, alcançou 624 transplantes. Deste total, 380 foram de córneas e 244 de órgãos (rim, fígado, coração e rim/pâncreas).

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado em 27 de setembro, mas todo o mês é dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos, denominado Setembro Verde. No primeiro semestre de 2020, mesmo com a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia da Covid-19, o SC Transplantes registrou 145 doações efetivas de múltiplos órgãos e tecidos, acima do mesmo período no ano anterior, quando houve 137 doações.

 

Notícias relacionadas

x