Geral

Samae de Jaraguá do Sul mostra resultados ao Conselho de Saneamento

Para 2021 o Samae pretende elaborar o projeto de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Ilha da Figueira

17/05/2021

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Jaraguá do Sul fez o primeiro encontro do ano na última quarta-feira (12), quando foi apresentado aos integrantes os resultados alcançados pelo Samae em 2020, e os objetivos para 2021. A autarquia atingiu a maioria das metas do ano passado.

  • Ampliação do sistema de esgoto que fechou 2020 com 605 km de redes;
  • Continuidade do Programa de Saneamento Básico na Área Rural;
  • Ampliação da Eficiência da Área Comercial;
  • Índice de 30% na coleta seletiva;
  • Transição do Sistema de Drenagem Pluvial;
  • Melhoria e atualização dos Sistemas de Informação;
  • Melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETA);
  • Construção de novos reservatórios possibilitando o armazenamento de 25 milhões de litros de água.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, que preside o Conselho, disse estar satisfeito com o desempenho da autarquia. “Investimos mais de 30% do que foi arrecadado. Isso é motivo de satisfação para nós”, destacou.

Leia mais

Izidoro acrescentou que uma das últimas obras do Plano de Ampliação de Saneamento está em fase de conclusão. “Ainda no primeiro semestre vamos entregar a nova estação de tratamento de efluentes no Água Verde”, afirmou.

Saneamento básico lidera o planejamento para 2021

Para 2021 o Samae pretende elaborar o projeto de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Ilha da Figueira (o terreno está sendo adquirido e a ETE está em fase de projeto). A nova estação irá tratar também, o esgoto doméstico dos bairros Santa Luzia, João Pessoa, Vieira e Centenário.

No planejamento, também, a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, implantação da rede coletora de esgoto nos bairros Três Rios do Sul e Três Rios do Norte, em 5.687 metros e mais três elevatórias, mais a conclusão do Plano Diretor de Drenagem Urbana.

Também construir o novo almoxarifado central e o novo laboratório e avançar nos estudos para implantar o sistema de valorização energética de resíduos sólidos, com o objetivo de dar uma destinação diferente dos aterros sanitários.

Para Ademir Izidoro, 2021 será um ano de grandes avanços no saneamento básico de Jaraguá do Sul. No dia 28 de maio a autarquia completa 53 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x