Cultura

Scar chega aos 65 anos fomentando a cultura de Jaraguá do Sul

A história teve início em 1956, quando a pianista Adélia Fischer e seu marido Francisco, fundaram a Scar que inicialmente abrigava uma pequena orquestra mantida com amigos músicos que se encontravam em saraus e recitais nas tardes de domingo

08/06/2021

Por

A nossa vida é feita de lembranças e momentos – sejam eles bons ou ruins. E arrisca-se a dizer que todo jaraguaense tem pelo menos uma lembrança da Sociedade Cultura Artística (Scar) seja de um espetáculo de auto de natal, de uma formatura realizada no grande teatro ou dos vários projetos da entidade.

Leia mais

A história teve início no dia 8 de junho de 1956, quando a pianista Adélia Fischer e seu marido Francisco, fundaram a Scar que inicialmente abrigava uma pequena orquestra mantida com amigos músicos que se encontravam em saraus e recitais nas tardes de domingo.

No dia 15 de junho do ano seguinte, em 1957, foi realizado o primeiro Concerto de Gala da Orquestra da entidade no Clube Atlético Baependi. O espetáculo teve início às 20h30 e reuniu a sociedade jaraguaense que ouviu os instrumentos sobre a regência de Francisco Fernando Fischer.

A orquestra formada por 16 músicos foi tomando corpo e forma, até que em 1959 gravaram o concerto que aconteceu no salão da Comunidade Evangélica Luterana, de Jaraguá do Sul. A gravação além de ser enviada para a Europa para Rodolfo Hufenüssler, foi apresentada aos integrantes que pela primeira vez escutaram seus desempenhos de outra perspectiva, ajudando nos ensaios da orquestra.

A grande perda para seus integrantes veio em 1970 com a morte de Adélia Fischer que além de ser pianista e acordeonista, era a grande incentivadora do projeto. Mesmo com a ausência, a orquestra foi mantida pelo empresário Dietrich Hufenüssler que assumiu a presidência da entidade com o objetivo de administrar o que restava: um nome, uma ideia e um piano que foi comprado em 1960.

Onze anos depois da morte da idealizadora da Scar, a ideia de construir a sede própria, começa a ganhar força, mas foi em 1984, que começou a construção do Centro Cultural que foi inaugurado em 1987, com a presença de uma Orquestra de Câmara de Jaraguá do Sul sob regência do maestro Ricardo Feldens.

Dentro e fora da Scar, Feldens foi um grandes nomes da cultura de Jaraguá do Sul e um dos grandes incentivadoras das Orquestras. Sua morte, no dia 1º de setembro de 2019, abalou não somente os músicos da entidade, mas a cidade como um todo. 

A Scar foi crescendo, os projetos foram tomando cor e ela foi se tornando referência em cultura. E mesmo não podendo comemorar da forma como a Scar gostaria – com todo mundo reunido devido a pandemia -, com aquela festa digna de 65 anos, a comemoração não vai passar em branco.

Programação on-line segue durante toda a semana

A comemoração, que nas redes sociais iniciou de forma enigmática no dia 1º deste mês, começou oficialmente na noite de segunda-feira (7), com uma apresentação do coral da instituição. As apresentações, que vão acontecer ao longo do mês, serão totalmente on-line. Hoje (8), além do tradicional parabéns e do corte do bolo restrito a colaboradores da entidade, haverá algumas projeções pelo prédio da Scar.

Foto: Camila Silveira Rosa/Arquivo Pessoal

A noite, algumas pessoas foram convidadas para conhecer o novo estúdio audiovisual da instituição, que já recebeu o presidente do Conselho Administrativo da Scar, Gilmar Moretti, Pedro Donini que é um dos fundadores da aniversariante, a diretora executiva, Edilma Lemanhê e o produtor de audiovisual, Paulo Miglioli.

De acordo com a Scar, o novo espaço será usado para fomentar a produção de audiovisual da região, tendo em vista que a entidade oferece vários cursos voltados ao segmento também. 

A agenda de comemorações ainda segue com as apresentações da Orquestra Filarmônica na sexta-feira (11) e da Orquestra de Câmara no sábado (12), ambas as apresentações às 20 horas. A Orquestra Jovem se apresenta às 19h30, no dia 15 de junho. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x