Educação,Geral,Jaraguá

Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul cria reforço para a alfabetização entre 3ºs e 5ºs anos

Foto: Arquivo/JDV

A alfabetização das crianças deve ocorrer até o 2º ano do ensino fundamental, preconiza o Ministério da Educação. Mas, não é o que acontece com todos os alunos. Alguns têm mais dificuldade, outros vêm de outros municípios onde o ensino não acompanha o ritmo de Jaraguá do Sul.

Leia mais

Então, para garantir que todas as crianças consolidem o processo de alfabetização e letramento dentro da rede municipal de ensino, a secretaria de Educação está promovendo o Projeto Reforço – Alfabetização e Letramento, entre os meses de junho a novembro deste ano.

A iniciativa é voltada aos alunos não alfabetizados das turmas de 3º ao 5º ano, no contraturno escolar. São nove pedagogos envolvidos que atendem cerca de 300 crianças de 29 escolas. Alunos de educação especial não participam do programa, por já terem atendimento especializado no contraturno.

A secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, explica que alunos ainda não alfabetizados no 5º ano têm mais dificuldade de fazer a transição entre os anos iniciais (até o 5º ano) e os anos finais (a partir do 6º ano) do ensino fundamental, o que deve ser promovido de forma gradativa e sem rupturas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!