Geral,Nacional,Saúde

Secretaria de Saúde retoma o projeto "Escovar é Melhor do que Arrancar"

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal da Saúde realizou em junho um ciclo de capacitações voltadas aos Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo foi esclarecer o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e em relação ao atendimento no período da pandemia.

Leia mais:

Em um dos encontros, que contou com a presença de uma agente de saúde do Rio de Janeiro, foi compartilhado um case de sucesso – desenvolvido no bairro Santa Luzia –, que será retomado pela Secretaria. Lá a equipe do posto de saúde implantou, ainda em 2019, o projeto de saúde bucal “Escovar é Melhor que Arrancar”, voltado a crianças de quatro a nove anos.

Idealizado pela equipe de agentes comunitárias de saúde, a ação busca incentivar as crianças a cuidar bem do sorriso, escovando os dentes, a gengiva, a língua e passando fio dental, além de pedir para que um adulto confira se tudo ficou bem limpo.

Como o projeto foi bem recebido pela comunidade de Santa Luzia, a Secretaria de Saúde estendeu a iniciativa para outras unidades do município e para o setor de Odontologia Pediátrica do Centro de Especialidades Odontológicas.

De acordo com a supervisora técnica de Saúde Bucal, Cíntia Silveira Gargioni, o projeto consiste na entrega do desenho de uma boca com 12 dentes, correspondentes aos 12 meses do ano. Quando a criança cumpre todos os requisitos de uma boa escovação durante o mês, ela recebe um adesivo de dentinho da cor “verde”.

E assim até completar todos os dentinhos da cartela. Caso os requisitos sejam cumpridos de forma insuficiente, o adesivo é um dente de cor “amarela”. E caso não tenha cumprido naquele mês, o adesivo é da cor “vermelha”.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressalta a importância da iniciativa e lembra que o projeto envolve diretamente a família da criança, que avalia a escovação diária.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!