Cultura

Setor de Cultura discute ações e projetos a serem desenvolvidos em Schroeder

Foto: Arquivo/Divulgação

Um encontro realizado na tarde de sexta-feira (15), no Centro de Memória de Schroeder, reuniu a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Armelinda Walz Schmitt, a diretora de Cultura Neiva Lúcia Plantikow e os responsáveis pelo Grupo Folclórico Schroederland e Banda Municipal, Rudinei Schroeder e Carlos Eggert Júnior, respectivamente.

Uma extensa pauta foi tratada para o encaminhamento de questões culturais no mandato recém iniciado.

Leia mais:

De acordo com a diretora Neiva, em relação à Casa da Memória, inaugurada no final de dezembro pela administração anterior, será feita uma campanha junto à comunidade para buscar acervo.

“Caso existir algum interesse em doação estes serão inventariados e na medida que for possível em abrigar, estes serão recolhidos. Tudo terá que ser muito bem planejado, pois cada objeto necessita de suporte ou estrutura física para a sua acomodação”, diz. 

“A Casa da Memória foi criada – continua -, porém não se acrescentou valores a mais no enxuto orçamento que a Cultura tem para o exercício de 2021. Teremos muito trabalho pela frente até que ela esteja em pleno funcionamento”.

Quanto ao Conselho Municipal de Cultura, novos membros serão nomeados para dar continuidade aos trabalhos até que um Fórum de Cultura seja convocado, e se possa eleger um Conselho efetivo. A primeira reunião do Conselho será em fevereiro.

A Biblioteca Cruz e Sousa permanece fechada devido à pandemia e não existe ainda a definição de um nome para os trabalhos do setor. O Grupo Folclórico Schroederland Volkstanzgruppe terá uma atenção maior para colocá-lo em evidência, e que seja conhecido “como um grupo do município de Schroeder”.  O patrimônio histórico também esteve na pauta do encontro do dia 15.

Formação de músicos, atores e plateia faz parte do planejamento

No setor musical, conforme a diretora de Cultura, a ideia é de dar ênfase na formação de novos músicos, por meio das fanfarras nas escolas, o que será possível com a contratação de um professor e instrutor, formando, assim, novos músicos.

“A nossa Banda Municipal, octacampeã estadual, necessita de investimentos em novos instrumentos para brilhar ainda mais nos campeonatos, concertos e apresentações”, aponta.

Neiva voltou  a comandar a Cultura em Schroeder | Foto: Divulgação

Neiva registra também que para que o município possa oferecer outras modalidades em artes e cultura às crianças e adolescentes, será buscada à aprovação de projetos culturais junto ao FIA.

Um grupo de teatro adulto será formado para dar continuidade à espetáculos que foram suspensos na gestão anterior. “Além da formação de artistas, queremos também formar plateias”, registra.

Nos próximos dias será definido o evento de Páscoa, relacionado à decoração e programação. Ela entende que todos os eventos devem ser muito bem planejados devido ao momento de pandemia, para evitar o contágio com o vírus.

E quanto livro “De Schröderstrasse a Schroeder”, será encaminhado para impressão nos próximos dias e assim que estiver pronto, vai para as bibliotecas de todas as escolas do município de Schroeder e bibliotecas públicas de cidades vizinhas. O livro histórico está dividido em três tomos.