Geral,Guaramirim,Política,Saúde

Vítima da Covid, ex-prefeito de Guaramirim Lauro Fröhlich morre aos 67 anos

Foto: Divulgação

O mundo político, empresarial e comunitário de Guaramirim perdeu uma de suas lideranças. Vítima da Covid-19, morreu no início da tarde de domingo (4), dia da Páscoa, Lauro Fröhlich, que desempenhou importantes funções na comunidade. Foi membro ativo da Comunidade e da Paróquia Evangélica Luterana de Guaramirim, da qual foi presidente, como também presidiu a Casa de Retiros Feluz – Fundação Evangélica Luterana Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, ligada ao Sínodo Norte Catarinense da IECLB.

Leia mais

 

Lauro também durante alguns mandatos foi o gestor do Sindicato da Indústria de Extração de Areia de Santa Catarina (Sieasc), uma das suas atividades empresariais. Sua empresa tem porto de areia no Rio Itapocu. Presidiu ainda a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Também foi produtor rural, em especial no cultivo da banana, e participante ativo do movimento associativista, tanto que era vice-presidente de Agricultura da Aciag, por vários mandatos.

Há pouco mais de um ano, Lauro enfrentou um câncer, ficou semanas internado e vinha se recuperando. A Covid-19, no entanto, o levou à hospitalização, à intubação e à morte na tarde do dia 4 de abril, aos 67 anos de idade. Lauro nasceu no dia 27 de agosto de 1953.

Na vida pública, foi vereador e prefeito. Na eleição de 2012, derrotou o prefeito Nilson Bylaardt que buscava a reeleição. Fez 11.651 votos pelo PSD, com 52,84% dos votos válidos, enquanto Bylaardt (MDB) somou 10.799 (47,1%).

Na comunidade Lauro sempre foi um líder nato. Participava dos eventos das sociedades de atiradores e integrou a antiga Sociedade Ouro Verde, da Estrada Bananal, hoje extinta, entre outras entidades. Familiares seus seguem internados, também com Covid-19.

Entidades lamentam a perda do líder político e comunitário

A morte de Lauro Fröhlich ganhou ampla repercussão em toda a região, onde era bastante conhecido pelo seu trabalho. Partidos políticos manifestaram suas condolências. Em nota, a Câmara de Vereadores lamentou a partida do ex-vereador e ex-prefeito Lauro Fröhlich. O presidente Marcelo Deretti registrou: “O ex-prefeito Lauro Fröhlich ficará na história de Guaramirim por seus feitos na administração pública, bem como amigo e pessoa de bem. Fica o seu exemplo para a comunidade”.

A Aciag, pelo presidente Gilberto Ronchi, em nome do Conselho Superior, diretoria e classe empresarial expressou pesar. “A entidade registra a perda lamentável de quem deixou sua marca indelével, para a Aciag, assim como, para toda Guaramirim. Neste momento de consternação, manifestamos nossa admiração e um humilde tributo de gratidão, num sincero abraço a família”.

O velório, restrito, se deu por algumas horas na manhã de ontem (5), sem homenagens, e o sepultamento foi no cemitério luterano do Guamiranga, onde jaz a sua esposa Marli, falecida em 2013, meses após Lauro ter assumido como prefeito.

Município decreta luto oficial

A refeitura de Guaramirim emitiu nota lamentando o falecimento do ex-prefeito Lauro Fröhlich, aos 67 anos. Lauro, esteve à frente da administração municipal na gestão 2013/2016, foi vítima de complicações da Covid-19 e acabou não resistindo. Foi decretado luto oficial de três dias.

O velório foi na Capela Mortuária de Guaramirim na segunda-feira (5) e o sepultamento aconteceu no cemitério da Comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Guamiranga.

“A prefeitura de Guaramirim agradece toda a dedicação do senhor Lauro para com o desenvolvimento do município, como prefeito, como empresário e membro ativo da comunidade. Estendemos os cumprimentos de pesar e nos solidarizamos com os familiares pela perda. Que Deus possa confortar o coração de todos”, finaliza a nota.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!