Aula de História

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

História

A História é uma ciência que busca demonstrar a caminhada humana no planeta Terra e sua ação sobre ela, diferenciando-se do tempo cronológico, pois baseia-se em acontecimentos e transformações realizadas nos diversos momentos. Como as demais ciências, a palavra História vem do grego, “hístor”, que significa aprendizado, sábio, conhecimento vindo de investigação. Dizemos que faz referência ao conhecimento através da investigação, do estudo, com base em evidências e comprovações lógicas e científicas, nunca por achismo. A História é a barreira entre a invencionice do achar que é com a comprovação dos fatos, após análise investigativa sem interferência de crenças pessoais. Nesse contexto identifica-se que o historiador é responsável pela investigação e análise crítica de fontes históricas para construção do conhecimento. O historiador não pode tomar partido de um fato ao analisá-lo. A História não pode reconhecer em nomes ou famílias dominantes como sendo os responsáveis pelas transformações, ou mesmo em heróis criados por governos e nações; é dever do historiador demonstrar que todos são heróis e todos fazem história. O que aconteceu e foi registrado não pode servir de arma para manipulação ou autoafirmação em forma de dominação.

 

Brasil multicultural

A identidade brasileira é uma construção plural, construída pela soma da identidade de cada povo que veio para o Brasil, somada à identidade dos povos nativos. Nossa nação construiu sua cultura através dessa soma de culturas.

 

Cultura

Cultura é o conhecimento passado de geração a geração, engloba todos os aspectos pessoais e coletivos, sem distinção e nem relação aos aspectos de crença, raça, cor de pele ou sexo. A cultura rompe barreiras e oportuniza o desenvolvimento social, humano de maneira igual.

Raça, cor e etnia

A raça é caracterizada por aspectos fenotípicos, relacionados aos aspectos físicos estruturais. A cor da pele é caracterizada e relacionada com um processo de pigmentação da pele humana, trazida pela história conforme a incidência de sol nas regiões. Etnia, cria a identidade de um grupo conforme aspectos de identidade culturais, nacionalidades, afiliações tribais, religião, língua e tradições do grupo.

Brasil

Absurdo, quando ouvimos e vemos em nosso país movimentos equivocados que levantam a ideia de nacionalismo puro no Brasil, pois em nosso país a pureza étnica está na mistura de todas as raças e culturas que formaram e deram origem a nossa grande nação, sem distinção, desqualificação ou superioridade. Todos os grupos e povos somaram igualmente na formação do Brasil. Temos a responsabilidade de conhecer quem somos, de onde viemos e o que fazemos para que o respeito mútuo possa garantir as diferenças e mostrar que o diferente não é errado, é apenas diferente. Somos feitos por indígenas nativos, europeus, asiáticos, africanos, americanos de igual maneira.