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Aula de História, uma opção para saber!

Precisamos ter cuidado ao transmitir o que achamos ser verdade, principalmente quando se trata de saberes Históricos e Científicos.

19/09/2020

O que é?

Ultimamente ocorrem em nosso país denominações que diferem de seu real significado, tudo que acontece envolve conceitos, saberes e certezas, pessoas, mas fogem das verdades Históricas Cientificas, conforme suas teorias e propostas criadas. A confusão existente entre sistema político, sistema econômico, modo produtivo e divisão social, cria o caos intelectual e possibilita o aparecimento de novos pensadores intelectuais das mídias sociais, um desserviço para o conhecimento e para a escola. As ideias se divergem em todos os aspectos da sociedade, desde o momento em que a sociedade constituiu um Estado/Nação. A maior certeza, infelizmente, é aquela à qual a pessoa quer acreditar, e no aspecto Histórico/Científico a base são evidências, registros e acontecimentos.

Sistema Político

O sistema político determina a modalidade de comando, participação e divisão dos poderes dentro de um país. Esse sistema político pode ser Presidencialismo, Parlamentarismo, Império, Anarquismo. Ainda nesses sistemas, pode-se adotar como sistema de governo a democracia ou a ditadura.

Sistema Econômico

O sistema econômico caracteriza-se pelas relações econômicas, de trabalho, de participação do estado ou do privado na economia de um país. Trazem as relações que podem ocorrer em um Estado, relativo à divisão de riquezas ou relações de forças no poder econômico; sua base é o “dinheiro” e suas relações. Sabendo disso podemos dizer que as teorias econômicas, em muitas vezes, são mescladas com o sistema político, ou para o bem ou para o mal. Dentro do sistema econômico nós temos o Capitalismo, o Socialismo, o Comunismo.

 

Capitalismo

O sistema econômico capitalista tem em sua base de construção a propriedade privada dos meios de produção com fins lucrativos e fatores como o acúmulo de capital, trabalho assalariado, propriedade privada, mercado livre de concorrência. Uma das características é que nesse sistema o Estado não intervenha nas relações econômicas, define-se a lei de mercado. Se analisarmos friamente o sistema, arrisco a dizer que ele não existe em sua totalidade, ele é aplicado parcialmente. Dentro do Capitalismo o governo pode ser Presidencialista, Parlamentarista, Ditatorial e Imperial.

Socialismo

Na proposta do sistema socialista o estado seria o detentor dos bens, designando seu uso aos cidadãos. Os meios de produção, as propriedades e as diretrizes pertencem ao Estado. Nesse modelo os meios produtivos são coletivos, sem a diferenciação de classes. No socialismo, o Estado deve garantir todos os direitos ao povo e em troca a população realiza as atividades produtivas sob controle do Estado. Dentro do Socialismo o governo pode ser Presidencialista, Parlamentarista, Ditatorial e Imperial. Ao estudar sobre o tema, não consegui identificar a existência desse sistema na história da humanidade.

 

Comunismo

O comunismo é a intervenção ditatorial do Estado, entendo que esse sistema é promovido e implantado por um Estado centralizado com um governo militarista e autoritário. Esse Estado é dono da sociedade e de maneira enérgica e violenta implanta suas decisões. Esse modelo difere-se do socialismo no sistema de governo, aqui a sociedade não tem voz ou ação. Mesmo esse modelo proposto não foi implantado, o que ocorreu na História da humanidade foram ditaduras ligadas ao capital.

Ler, alumia seu caminho

Senti a necessidade, de brevemente, escrever um pouco sobre as diferenças entre os temas que tantos brasileiros disseminam nas mídias sociais, porém de forma equivocada, inflamada por verdades que não existem. O grande erro é colocar o achismo da internet, ou do que eu gosto e quero como verdade. Muitos absurdos são ditos e como historiador é frustrante conviver com essa desinformação, por esse motivo deixo minha pequena contribuição para quem queira conhecer um pouco mais. Após ler meu artigo, peço que pesquise sobre países como Suécia, Suíça, Dinamarca, comparando com as ideias descritas aqui.

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

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