Bolo de Chia, Aveia e Castanha

Claudia Caglioni Mahfud

Chef de Cozinha

Ver artigos

Um Relóginho! Vira e mexe, alimentos funcionais viram assunto. Até com defesas acaloradas e receitas doidas para emagrecimento relâmpago! Cuidado! Cê corre o risco de virar pato. Coisas da urgência da modernidade, da falta de tempo e, até mesmo remuneração. Nada disso, variedade e equilíbrio resolvem.

Deus me livre vir aqui jogar pedra nos fofos - somos uma classe muito unida , mas, a gente sabe que uma graxinha judia bastante a carcaça.
Dá prá ajudar diminuindo sal e açúcar, aumentando frutas e vegetais e bebendo água. Water mesmo, tá? Até porque, esse frio nos deixa mais sedentários, afetivos e doidos por uma cobertinha.


Então, nos enchemos de cremes, sopas, queijos, queijos, queijos, embutidos e pão. O corpo sofre. Daí a importância de funcionar.  Nada radical, só uma ajudinha metabólica benéfica à saúde. Acho legal jogar um punhadinho de oleaginosa no risoto. Azeitonas e uma uvinha roxa na tábua de frios. Uns golpes de tinto de bom tanino no digestório, não podem faltar.Comer bem é um prazer complexo. Um pensar em si mesmo. E, olha, não é tão-tão, heim? Uma mexicana pode ser tudibão. Como nossas letras são de fim de semana, eu pensei num bolinho de domingo com chá quentinho.


Vê aí,  é fan-tás-ti-co!


Bolo de Chia, Aveia e Castanha

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de Chia em grãos

½ xícara (chá) de Farinha de Chia 

½ xícara (chá) de Aveia Flocos Finos

2 xícaras (chá) de Açúcar Mascavo

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

½ xícara (chá) de Castanha do Pará moída

½ xícara de uva-passas

2 colheres (sopa) de óleo de girassol

1 ½ xícara (chá) de água fervente

2 ovos 

1 pitada de sal

Preparo:

Despejar a água fervente sobre a aveia e a chia em grãos. Acrescentar óleo, misturar e deixar descansar 20 minutos. Adicionar o açúcar mascavo e os ovos. Juntar a farinha de trigo, a farinha de chia, o sal, o fermento e, por último, a Castanha do Pará. Misturar bem, despejar em uma forma redonda com furo central e untada, levar para assar em forno a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. 

Dica:

Com a massa na forma, antes de assar, salpicar castanha do pará para decorar e para a cobertura use calda de agave.