Cinco erros que podem atrapalhar seu emagrecimento

Fernanda Silvestri Dellani

Nutricionista clínica. Inscrita no CRN10 8435, pós graduada em Nutrição e estética

Ver artigos

Muitas pessoas tem o desejo de emagrecer. Umas por questão de saúde, outras por estética. Porém, na maioria das vezes, as pessoas fazem loucuras para alcançar o peso desejado. Emagrecem e engordam novamente, e assim ficam por algum tempo. Até chegar um momento em que a pessoa apresenta dificuldades para perder peso.

 

Você tem a sensação de já ter tentado de tudo, mas ainda encontra muita dificuldade para emagrecer?

 

Então se liga nesses 5 erros que você pode estar cometendo:

 

Ficar muito tempo sem comer: ao contrário do que muita gente pensa, ficar muito tempo sem comer não vai te ajudar a emagrecer. Pelo contrário, o seu corpo vai começar a armazenar energia para conseguir se manter e isso irá atrapalhar seu emagrecimento. O jejum pode ser feito, porém com acompanhamento nutricional e dependendo de cada organismo.

 

Trocar refeições por shake: muitas pessoas trocam refeições por shakes acreditando que isso as fará emagrecer. Para e pensa comigo; quanto tempo você vai conseguir fazer isso? O shake pode até emagrecer, mas isso é um efeito temporário, é algo que você não vai conseguir fazer por um longo tempo. Além de ser caro, não é comida de verdade. Quanto mais natural for sua alimentação mais fácil será o seu processo de emagrecimento. Utilize mais frutas, legumes, verduras, alimentos que não passem por processamento. Nós precisamos de comida de verdade. Então, siga sem restrições a seguinte dica da Nutri: Desembale menos e descasque mais.

 

Dietas restritivas: restringir alimentos não fará com que você emagreça. Vou te dar um exemplo: cortar totalmente os carboidratos fará, obviamente, que você emagreça rapinho, mas ao mesmo tempo cortar totalmente o pão, o arroz, o macarrão entre outros lhe causará fadiga, irritabilidade, falta de concentração e, as vezes, aumentará sua vontade de comer doce.  Então, que tal trocarmos o carboidrato refinado pelo integral.

 

Dia do lixo: ahhhh o tão famoso dia do lixo. Para e pensa novamente, você se cuida a semana inteira, chega no final de semana e aí você enfia o pé na jaca. De nada vai adiantar ter se cuidado né? Por esse motivo eu sempre libero uma refeição livre por semana, assim você vai poder comer algo que você gosta, sem prejudicar seu emagrecimento, mas sem nada de exageros.

 

Achar que somente a dieta funciona. Não gosto muito de utilizar a palavra dieta, pois ela remete a algo que restringe o que você gosta de comer e uma pessoa não fica uma vida inteira de dieta. Uma alimentação saudável e variada fará com que você emagreça, mas você precisa aliar essa dieta com a prática de atividade física para potencializar seu processo de emagrecimento.

 

Mais uma dica da Nutri: Não siga dietas mirabolantes. Reeduque a sua alimentação para viver uma vida mais saudável e com menos neuras. Não se compare aos outros, você é único e cada um tem seu processo e tempo.

 

Não existe milagre para emagrecer, existe foco e determinação.

 

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: [email protected].

 

Atenção: esse conteúdo é de caráter informativo. Isso não substitui um acompanhamento com profissional Nutricionista.