Últimas colunas de Claudio Piotto

O importante é que as boas lembranças ficam!

Essa semana trago novamente memórias da escola, hoje lembro-me da escola Giardini Lenzi e para vocês sugiro lembrarem dos tempos de gincanas, festivais e outros projetos de suas escolas.

Por Claudio Piotto

A minha época de escola era assim!

Nas reuniões familiares, geralmente ouvimos, "Na minha época era assim!"...afetividade e boas lembranças da escola

Por Claudio Piotto

A escola que deixa saudades

Olá meus amigos, hoje trago algumas lembranças sobre minha História como Professor! Se foi meu aluno poderá se identificar hoje ou nos próximos artigos.

Por Claudio Piotto

Aula de História

Convido vocês para relembrarem uma das aulas de História, que provavelmente tiverem no terceiro ano do ensino médio, também faz parte das aulas de Sociologia.

Por Claudio Piotto

Autonomia na Aprendizagem

Hoje meu tema principal é a Heutagogia, metodologia que preconiza a autonomia do aluno em sua aprendizagem. Mas também vou aproveitar a oportunidade para escrever brevemente sobre o dia mundial do meio ambiente.

Por Claudio Piotto

A Arte de ensinar para adultos

Existem vários ciclos na aprendizagem que se diferenciam conforme os métodos utilizados e a idade dos estudantes. Essas diferenças contribuem no crescimento e nos acertos para aprendizagem. Hoje convido vocês a conhecerem a Andragogia!

Por Claudio Piotto

Quem é o Pedagogo?

O Pedagogo é o profissional que constrói o alicerce para formação dos estudantes. Hoje farei um recorte histórico para contar um pouco quem é esse profissional. Ótima leitura para entender quem contribui diretamente no desenvolvimento da educação em todo seu processo.

Por Claudio Piotto

Família e educação

Famílias, tão diferentes e tão iguais, assim como Titãs cantou, "família, família...almoça junto todo dia...nunca perde essa mania..". Convido vocês para uma breve leitura sobre a relação família e educação nos tempos.

Por Claudio Piotto

A escola que exclui

A escola e a educação estão em foco mais uma vez. Sua necessidade de adaptação e a garantia do mínimo aos estudantes, mostra suas fragilidades e a capacidade de resposta rápida. Essa mesma escola inovadora e tecnológica ainda possui raízes tradicionais que se chocam com uma nova realidade. Os conflitos existentes de uma nova necessidade educacional e a tradicional postura da escola refletem no alto índice de evasão. A escola que não é significativa, deixa a desejar.

Por Claudio Piotto
1 2