Concentração e Produtividade, estado de Flow!!!!

Filipe Bonone

Doutor em Neurociências, Professor de pos-graduação e Gestor de expansão da Faculdade CENSUPEG

Ver artigos

Você já teve a sensação de quando faz algo que você gosta tanto que não sentiu a hora de passar ou até mesmo se esqueceu de comer?

 

Esse é o tal ESTADO DE FLOW ou estado de concentração fluida, alguns pesquisadores dizem ser o estado de felicidade plena, pois é um estado otimizado do funcionamento cerebral. Os estudiosos do Flow, a exemplo do Mihaly Csikszentmihaly, dizem que existem condições para entrar em Flow, que são:

 

#1 - LIBERDADE 

 

É fundamental que tenhamos liberdade nos ambientes profissional e pessoal para que possamos deixar fluir a criatividade e a inovação. Quando nos sentimos vigiados ou avaliados, a todo momento, é natural que se desenvolva o medo de errar e que nos comportemos nas regras de um mundo ordenado e seguro, entretanto este nunca será um local criativo.

 

Vivemos em um mundo complexo no qual as mudanças são repentinas e provocam alterações profundas nas relações sociais e de consumo. Para que a inventividade e a inovação aconteçam devemos sempre nos livrar dos julgamentos. Um ser criativo encontra caminhos alternativos para solucionar os mais diversos problemas, mas a inovação só acontece quando esta criatividade é colocada em prática, e para isso a liberdade de ideias é fundamental. #brainstorming  

 

#2 - FEEDBACK 

 

Esse é o momento ideal para motivar e realinhar a conduta. Não podemos confundir o momento de feedback como sendo uma oportunidade para dar bronca ou chamar atenção. Aqui temos a oportunidade de fazer uma conversa de valor, alinhando as ações com o propósito da empresa engajando ainda mais o seu colaborador na ação. O erro nunca pode ser de uma pessoa e sim dividido por toda equipe.

 

#3 - DESAFIO

 

Algo muito fácil causa tédio. Algo muito difícil causa frustração. Então, para entrar em fluxo é preciso fazer algo levemente difícil de modo a se manter concentrado e constantemente desafiado até o êxito. Conhecer o potencial individual e coletivo da empresa é fundamental para dosar as expectativas e distribuir as metas.

#4 - FOCO

 

Para entrar em Flow, é necessária alta concentração, sem distrações (multitarefas), ou seja, é preciso ficar imerso exclusivamente na tarefa. Na tradução literal Flow significa Fluxo, mas, na verdade, estamos falando sobre fluidez, fazer com leveza o que aparentemente é pesado.

 

O cérebro seleciona e escolhe o que vai fazer de acordo com a importância emocional que tem um estímulo, portanto para que seja atingida uma produtividade realmente alta precisamos de tranquilidade e gerenciamento de prioridades.

 

Nos próximos textos trataremos das questões que envolvem os processos de memória e aprendizagem em nosso cérebro.

 

*Colaboração Fernando Novais