Colunas

De Nereu a Corupá

Com a pista totalmente esburacada e sem acostamentos. E, por isso mesmo, precisando urgentemente de serviços de recuperação e manutenção

01/06/2021

Qualidade do asfalto

O asfalto aplicado em rodovias federais gerou proposta da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, que obriga o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte a incluir na licitação testes que comprovem a qualidade do material.

A aprovação nesses testes será condição exigida para a entrega e o recebimento de cada trecho das obras, conforme regulamentação do órgão de metrologia competente, disse o presidente da Comissão, Carlos Chiodini (MDB).

De Nereu a Corupá

O deputado jaraguaense adiantou que o superintendente regional do DNIT, Ronaldo Carioni Barbosa, será convocado para vistoriar a BR-280 no trecho que vai posto Marcolla até Corupá (não incluído na duplicação). Com a pista totalmente esburacada e sem acostamentos.

E, por isso mesmo, precisando urgentemente de serviços de recuperação e manutenção. É uma pena que a preocupação com a qualidade do asfalto não se estenda aos municípios. Daria no que falar, porque pior não tem.

Voto impresso

Pressionados pelos eleitores, senadores e deputados de SC vão se posicionando a favor de urnas auditadas e do voto impresso. Ora, a desconfiança com as urnas eletrônicas, que não têm qualquer acesso à internet, jamais foi provada.

Ninguém que tenha levantado dúvidas neste sentido, provou tal acusação. Mas no ano que vem teremos novas eleições e, exceto Amin, todos os outros vão disputar cargos eletivos.  Um bom motivo para duvidar das urnas.

Pura falácia

É bom dizer que esta postura de eleitores e dos nobres parlamentares, nunca antes cogitada, toma corpo em função de falácia (nunca provada) do presidente Jair Bolsonaro, de que teria muito mais votos em 2018 se não fosse “roubado” na apuração do TSE.

E que, por isso, as urnas têm de ser auditadas com voto impresso. Existe, sim, uma real possibilidade de fraude. Mas é na contagem de votos feita pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas, nisso ninguém fala.

Em campanha

O PSD tem dois nomes às eleições majoritárias de 2022: o ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito Napoleão Bernardes. Colombo pode, até, disputar vaga ao Senado onde já esteve antes de ser governador.

Ele e Bernardes percorrem o Estado em busca de apoios, mas não se cruzam, mantendo boa distância um do outro. No PL, mais do que nunca o senador Jorginho Mello é o candidato a governador. No restante, MDB e DEM, falta oficializar os canidatos.

Mais um cassado

Vereador Osmar Vicente (PSC/Joinville) é o segundo do município a ser cassado pela Justiça Eleitoral) em ação ajuizada pelo MDB. O PSC foi acusado de fraudar a chamada cota de gênero. Ou seja, registro de candidatas “laranja”, apenas para preencher exigências da lei eleitoral.

Neste caso a lei prevê que toda as candidaturas dos partidos tenham o registro cassado. Vicente fez 2.744 votos e foi o nono mais votado entre os 19 eleitos em 2020. Assume a vaga Maurício Soares (MDB), que faturou 2.537 votos. Pelo mesmo motivo, Sidney Sabel (DEM), o 12º eleito com 2.514 votos, perdeu o mandato há poucos dias.

A pista de atletismo

Orlando Silva (PCdoB/SP) era ministro do Esporte (governo Dilma Rousseff) quando a construção da pista de atletismo na Tifa Martins foi anunciada, no governo de Moacir Bertoldi. Mas o piso liberado era de péssimo material e logo se degradou.

O ex-vereador Jean Leutprecht (PCdoB) presidia a Fundação Municipal de Esportes e passou por maus bocados por conta disso. O material foi substituído em 2015, no governo de Dieter Janssen. Mas, atualmente, o material da pista está todo esburacado.

Orlando Silva, então deputado federal licenciado, deixou o cargo em 2011, acusado de comandar um esquema de desvio de recursos públicos.  Em 2012 a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados arquivou o processo contra ele.

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x