Meio ambiente é vida

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

O mundo não para 

A humanidade passou por vários momentos de crises, muitas vezes localizadas e em outros momentos globalizadas, mas com certeza, passaram. O que precisamos perceber é que o mundo e suas relações não param, o dinamismo da humanidade faz com que as mudanças para adaptação ao novo sejam rápidas.

  

A educação e a natureza

O maior aprendizado de todos os momentos de crise da humanidade foi pela educação. Se fizermos um resgate histórico sobre todas as crises, podemos identificar na educação o caminho para superação e condição de encarar o novo, pós-crise. Nosso ciclo humano não se difere da natureza, se observarmos, por exemplo, no outono as plantas se preparam para o inverno, que vem seguido da primavera, renascimento e florescimento de um novo amanhã. Não podemos parar, é o momento de se preparar ao novo.  

 

O amanhã, nos pertence 

A diferença para o amanhã está na atitude que você tomará. Nesse momento de incertezas quanto ao trabalho, uma afirmação é certa, quem estiver atualizado e aproveitando o momento para estudar, sairá na frente quando voltarem as contratações e até mesmo para quem está trabalhando, mostrando que soube aproveitar os momentos para se atualizar.

 

Manter-se atualizado

Atualmente existem muitos cursos gratuitos em várias plataformas digitais que irão deixar seu currículo melhor. A necessidade de manter-se com um currículo atualizado demonstra uma atitude positiva, mostra que você é um profissional na busca de melhorias constantes, capaz de atender ao novo momento, que não se acomodou e está buscando ser melhor.  

A educação é a fórmula para o sucesso                                  

Precisamos estar preparados para a retomada do cotidiano, o que perpassa pela educação, formação, currículo, porém nossas atitudes precisam somar-se a esse currículo. Em um momento que muitos profissionais estarão buscando recolocação, as empresas serão seletivas em preferir o profissional que consiga demonstrar ser capaz de somar. A formação tão necessária também precisa estar aliada a atitudes positivas.

Saber a hora de mudar

O profissional precisa estar pronto para mudanças, mas não apenas na fala ou no papel, e nesse momento a escolha será por aquele que demonstrou atitude de ter se preparado para o novo. Aproveitar para estudar sim, pois esse será seu caminho para vencer qualquer obstáculo, mas sua atitude é que fará a diferença em escolher ou ser escolhido. 

Adaptar-se

Adaptar-se aos novos modelos de estudo, como a educação a distância, que exige do estudante pró-atividade, organização, comprometimento, nos permite sair do tradicional e nos oportuniza adaptar os estudos aos nossos horários, ao local onde estivermos e não mais no mesmo local. Nesses novos modelos você precisa ter resiliência, tolerância e ser otimista. Como professor sempre incentivo os meus alunos a acreditarem em si, e mostrarem serem capazes.