Minha Escola, muitas saudades!

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

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Nosso ano era 1999, Escola Municipal de Ensino Básico Rio Molha

E lá se vão 21 anos, tempo que passou após lecionar na escola do Molha. Nessa época haviam acabado de construir o prédio novo, mas ainda lecionávamos no prédio antigo, ficava bem na frente da escola. Nessa escola conheci um de meus grandes amigos da atualidade, que era meu aluno nessa época, ele e seus irmãos, hoje escrevo e lembro do “Paulinho Schmidt”, como de outros, após 21 anos, me surpreendo com a memória afetiva que ficou dessa época. Na escola lecionava no período da manhã e tarde, então ficava na escola no horário do almoço, junto com outros professores e alguns alunos que almoçavam na escola, e aproveitando esses momentos, tentei aprender a jogar xadrez, a brincar nos ensaios do “Boi de mamão”, marcas que jamais se apagarão. A escola tinha um ambiente caseiro, os alunos gostavam de estar lá, de ficar nesse ambiente, fosse nas aulas ou nas atividades extras e até no cultivo da horta, muito bonita por sinal. Meu trabalho na escola foi em substituição, mas deixou marcas e lembranças em estar num lugar que parecia totalmente diferente do “centro”. Muitos de meus alunos desse período continuarão como meus alunos no Ensino Médio, em outra escola.

Ajustes no currículo escolar

As mudanças na política brasileira que ocorreram a partir de 1985, também ocorreram no currículo brasileiro. As matérias que ordenaram o período do governo militar no Brasil foram sendo substituídas e adaptadas aos novos pensamentos pedagógicos brasileiros.

Comunicação e Expressão

Essa matéria se transformou nas matérias que hoje conhecemos como Português e Literatura, uma adaptação que deixou o estudo de nossa língua e da escrita mais específico, com essa adaptação o estudo da nossa língua ganha maior visibilidade e reconhecimento.

História e Geografia

Na busca pela cientificidade nos estudos específicos a matéria de estudos sociais foi dividida e surgiu as matérias de História e Geografia. A História traz contextos mundiais, nacionais e seus aspectos, também a História da humanidade. A Geografia traz o estudo dos aspectos do planeta e da humanidade.

Filosofia e Sociologia

Em 2008 essas matérias voltam para o currículo nacional, após serem retiradas pelo governo militar. As matérias de Filosofia, Sociologia e História tem como objetivos levar ao pensamento crítico e construção de uma sociedade igualitária, onde o questionar é saudável e faz a diferença no desenvolvimento pessoal e social.