Ensinando e Aprendendo

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

Navegar é preciso!

Minha passagem pelo Jangada teve início em 1999 e por lá fiquei até 2010. Nesse período acumulei muitas amizades e quanto aprendizado, principalmente com bons amigos com o “tio ófilo” Professor Teófilo, Professor Délcio, sempre com sua conversa tranquila, Professora Rosangela, vinha toda semana de Florianópolis trabalhar conosco, ligada no 200%, a dupla de Lages e nossa tranquilíssima coordenadora Júlia, citando esses amigos quero incluir todos com quem trabalhei, que época fantástica, obrigado! O Jangada idealizado e posto em prática a partir da sua casa, aqui vou chamar sua Fundadora de “Tia Josi”, que proporcionou um ambiente acolhedor, humano e caseiro aos alunos e nós Professores, que em todo momento pedagógico era acolhido de maneira inesquecível. Também tenho nas memorias nossos aulões da madrugada, turmas de cursinho para mais de 100 alunos, seus terceirões sempre com novidades. Lembrar de meus alunos dessa época traz muitas lembranças boas, e o melhor, bons amigos de hoje. Os alunos entravam no Jangadinha e por estudavam até o final, a maioria criou vínculos com a escola, graças ao perfil da instituição, uma segunda casa sim. Como navegar é preciso, após esse período naveguei para outros mares, mas jamais apagarei as boas lembranças da época de Jangada, Jangadinha. Tanto que amigos que se associaram há 25 anos atrás como funcionários do Instituto Educacional Jangada, se reencontraram. 

 

Uma experiência das mais ricas para um Professor

Ocorreu no ano de 2009/2010 quando atuei com Professor na Educação de Jovens e Adultos em Corupá, nessa época as aulas ocorriam na Escola Municipal Aluísio, onde encontrei alunos totalmente heterogêneos, mas com objetivos bem claros e dedicação exemplar, muitos com mais idade que a minha, experiências de vida que superavam qualquer nota. As aulas sempre significativas com exemplos do cotidiano e das experiências de vida.                                          

 

Como aprendemos

Como seus filhos aprendem? Será que suas dificuldades de aprendizagem não têm relação com essa maneira de aprender? Segundo estudos, temos três formas diferentes de atenção para que ocorra nosso aprendizado. Muitos são Visuais, outros Auditivos e alguns Cinestésicos. Para saber qual forma você ou seus filhos tem para aprender, podem buscar na internet testes simples e confiáveis sobre o tema. Um exemplo é um aluno auditivo em dia de prova escrita, quando o Professor pede silêncio, o mundo dele já começa a desabar nesse momento. Isso explica muitas das dificuldades de Aprendizagem.

 Em Jaraguá do Sul há 125 anos

Em homenagem ao aniversário de nossa linda Jaraguá do Sul trago a lembrança da centenária escola que marca a educação jaraguaense. A escola, "Comunidade Rio da Luz I, fundada em 1895, aproximadamente, conforme registros do arquivo histórico e pesquisa realizada por Silvia Kita - informações sobre Educação em Jaraguá do Sul levantadas em minha pesquisa do projeto de mestrado. - acredito que um dos fatores que contribuiu para o sucesso de nosso município é sua relação com a educação.