Nesse mês aconteceu a semana Fashion Revolution, você sabia?

Lais Hornburg

Mestra em Design, Professora de Moda, Empreendedora e Modelo.

Ver artigos

Fala minhas lindas!

A matéria de hoje é para aquelas pessoas inconformadas e inquietas com as indústrias ao seu redor, que querem saber onde suas roupas forma produzidas, quem as costurou, se houve o cuidado com o planeta e se o produto está gerando a economia do Brasil. 

Se você se enquadra nesse perfil, te convido a conhecer (caso ainda não conheça), o movimento Fashion Revolution:

O movimento fashion revolution é conhecido no mundo inteiro e segundo o site do Fashion Revolution Brasil (2021) eles existem para promover a indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável. Eles fazem isso por meio de pesquisa e informação, educação, colaboração e mobilização.

O Fashion Revolution acredita no poder de transformação positiva da moda, e tem como principais objetivos  conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

Talvez você tenha ouvido falar no terrível desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos.

O único lado positivo que surgiu dessa tragédia é que os consumidores começaram a questionar as marcas que consomem e a pergunta-las se as pessoas que produzem suas roupas são de fato bem remuneradas e se trabalham em condições de segurança, foi assim que surgiu o movimento Fashion Fevolution. 

Como você pode fazer parte desse movimento? Pode começar de forma simples, com uma ação nas redes sociais:

1 – Faça uma selfie com a etiqueta da marca que está vestindo

2 – Pergunte na legenda: @nomedamarca  #QuemfezMinhasRoupas? #FashionRevolution

3 – Poste e faça parte do movimento!

Muitas empresas também passaram a fazer parte do movimento, fazendo fotos das costureiras e demais profissionais do vestuário segurando uma plaquinha escrito "Eu fiz suas roupas".

Agora, se você quer saber ainda mais, compreender como funciona a indústria da moda e quer buscar ser um consumidor ou um designer mais consciente, vale super a pena participar de uma semana do Fashion Revolution:

Todo ano o movimento cria uma programação online com palestras, workshops e mesas redondas, trazendo assuntos principalmente de responsabilidade social, o cuidado com o planeta e também com relação à economia.
Esse ano (2021) aconteceu neste mês de Abril, veja um pouquinho sobre os temas abordados:

Durante toda essa semana, profissionais e especialistas falavam sobre pautas bem importantes desse setor, se você perdeu ainda pode assistir pelo YouTube, segue a abertura do evento:

 

Se você apoia esse causa, compartilhe nas suas redes sociais! (o ícone se encontra no final da matéria).