O brilho nos olhos pela Educação

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

Quem é o Pedagogo?

O termo pedagogo teve origem na antiguidade, na Grécia Antiga sua origem foi como Paidagogos, soma das palavras paidós (criança) e agodé (condução), que serviu para designar aquele que conduz crianças, que ajuda na condução do ensino da criança. Naquele momento da história da humanidade essa atividade era de responsabilidade de um escravo, que assumia o papel de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural a criança. Aqui destaco que escravo naquele período difere totalmente do entendimento de escravo no período colonial e de expansão europeia.

Pedagogo, o mestre

Com o passar dos tempos o Pedagogo passou a ser o mestre na condução da formação educacional da pessoa. A ação do pedagogo é a pedagogia, ou seja, a ciência que tem como objeto de estudo a educação, no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, onde o sujeito é o ser humano, enquanto educando. A pedagogia atual continua a ter como preocupação formas de levar o indivíduo ao conhecimento, quebrar e romper barreiras a favor de elucidar e mostrar as diferentes maneiras de aprendizado do estudante. Cabe ao pedagogo a luz sobre os caminhos diferenciados da aprendizagem.

Vários são os caminhos para aprendizagem

Além da Pedagogia (crianças), temos a Andragogia (adultos) e a Hendragogia (autonomia). Hoje abordarei a Pedagogia como caminho didático para o aprendizado, nos próximos artigos irei abordar a Andragogia e a Hendragogia. Surgida na Grécia, a pedagogia influenciou diretamente na educação e cultura ocidental. Um dos principais iniciadores da pedagogia foi o monge João Comênio (Amós Comenius), considerado o criador da didática moderna, defendia a necessidade da interdisciplinaridade (século XVII), da efetividade do educador, das interações educacionais entre família e escola.

Raciocínio lógico e o espírito científico

O desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico (ler sobre em “Grande Didacta”). Esses aspectos aqui apontados demonstram o fundamental papel do pedagogo na formação escolar ampla do estudante, que também fornece subsídios para formação do cidadão e seu desenvolvimento cultural. A pedagogia é uma ciência que cresceu através dos séculos, adaptou-se e evolui conforme as necessidades dos tempos e das regiões. A pedagogia é o alicerce da Educação, é base que solidifica e fornece condições para que crianças, jovens e adultos consigam romper com suas dificuldades e ganhem confiança em aprender ao seu tempo e de sua maneira.

Pedagogo salva o aprender

O pedagogo assume o papel de quebrar a régua do nivelamento, possibilitando a todos terem seu próprio nível, sem que interfira no objetivo final, apenas consiga traçar seu trajeto.

Pedagogo no Brasil

No Brasil, falar em pedagogia nos remete ao professor Paulo Freire, um dos principais estudiosos e desenvolvedores da pedagogia no país, afirmava que “todo ato cultural é pedagógico e todo ato pedagógico é cultural”, a educação, formação não se restringia ao espaço das escolas, considera o ser e sua história para consolidar seu aprendizado.

Pedagogo para além das escolas

O pedagogo atualmente expandiu suas atividades além das escolas, também está atuando e contribuindo em grandes empresas, levou a prática e teorias da pedagogia para as fábricas, desenvolvendo trabalho para formação e qualificação de colaboradores de empresas; o pedagogo empresarial é o profissional que rompeu com as barreiras dos muros escolares. A pedagogia busca a reflexão, classificação, sistematização e a análise no processo educativo.

Compromisso em fazer a diferença

O Pedagogo é aquele que assume o compromisso em fazer a diferença para melhorar a vida das pessoas, é aquele que acredita na diferença, que não mede esforços para resgatar e garantir a dignidade das pessoas, é aquele que olha nos olhos do estudante com afetividade e competência, transmitindo segurança e mostrando-lhe o quanto é capaz!